Parlamentares do governo e oposição convergem na votação de projetos contra desindustrialização

O consenso ocorreu nesta terça-feira, 07.02, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos debates do primeiro dia do seminário que definirá os projetos da Agenda Legislativa da Indústria 2012

Parlamentares da oposição e aliados do governo convergiram na necessidade de votar medidas que aumentem a competitividade das empresas brasileiras e evitem o processo de desindustrialização (perda de participação da indústria na economia). O consenso ocorreu nesta terça-feira, 07.02, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), nos debates do primeiro dia do seminário que definirá os projetos da Agenda Legislativa da Indústria 2012. 

O líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), lembrou que a participação da indústria na produção e geração de emprego no Brasil caiu de 23% para 11% nos últimos cinco anos. Anunciou que irá propor à bancada do seu partido votar favoravelmente nos projetos apoiados pela CNI na Agenda Legislativa da Indústria, cuja versão para 2012 estará concluída e divulgada no final do próximo mês. 

“Temos de priorizar o combate à desindustrialização e ampliar a inovação tecnológica. Vamos discutir nas reuniões da bancada nosso aval a projetos aprovados pela indústria na Agenda Legislativa, porque são projetos de interesse do Estado, pelo caráter estruturante, e não de partidos. O PSDB não troca a Nação por eleições”, enfatizou Bruno Araújo. 

O líder do PSD na Câmara, Guilherme Campos (SP), declarou haver “muitos deputados preocupados com o fantasma da desindustrialização”. Citou o setor têxtil como emblemático da perda de competitividade das empresas do país. O faturamento do segmento caiu 9,2% em 2011, tornando-se um dos segmentos da indústria de pior desempenho no ano passado, pela grande exposição à concorrência de produtos importados, “Não podemos permitir que essa situação se agrave”, proclamou Campos. 

O senador José Pimentel (PT-CE), outro participante do debate, disse ver nos incentivos do ICMS a produtos importados, cuja revogação a CNI defende enfaticamente, outro grande fator do processo de desindustrialização. Anunciou que já em março o plenário do Senado deverá votar a resolução 72, que elimina estes incentivos. 

“Precisamos urgentemente resolver este problema”, sublinhou Pimentel. A resolução 72 do Senado deverá ser um dos projetos da Pauta Mínima da Agenda Legislativa da Indústria 2012, listagem de propostas em tramitação no Congresso consideradas de alta prioridade pela CNI, devido ao grande impacto no ambiente de negócios. 

A quarta participante do debate no seminário, a senadora Ana Amélia (PP-RS), propôs que, para enfrentar a concorrência muitas vezes desleal dos produtos importados, as entidades empresariais da indústria não precisam esperar pelo governo, devendo sugerir medidas diretamente ao Congresso. 

O seminário promovido pela CNI reúne, até esta quarta-feira, 08.02, cerca de 250 dirigentes e técnicos das federações de indústria e de 52 associações nacionais setoriais. Eles elegerão, a partir de uma lista de 794 projetos em tramitação no Congresso, uma centena de matérias de interesse do setor na 17ª edição anual da Agenda Legislativa da Indústria

Relacionadas

Leia mais

Presidente da CNI diz que Congresso é decisivo para maior competitividade
Comissão especial do Congresso apresenta relatório da MP dos Portos
Congresso sobre propriedade intelectual reúne transnacionais em Boston

Comentários