FIEB discute Modernização Trabalhista

Em encontro promovido pela Superintendência de Relações Institucionais (SRI) e o Conselho de Relações do Trabalho da FIEB (CRT), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), foram discutidas propostas para adequação da lei às novas realidades de produção

O Brasil é campeão mundial em ações trabalhistas. Para discutir as propostas da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de modernização das relações do trabalho e a necessidade de adaptação da legislação, no ano em que a CLT comemora 70 anos, a Superintendência de Relações Institucionais (SRI) e o Conselho de Relações do Trabalho da FIEB (CRT), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), promoveu, na terça-feira (28/05), o Workshop de Modernização Trabalhista.

O consultor em Relações do Trabalho da CNI, José Pastore, destacou a necessidade de adequações ao mundo do trabalho do século XXI, para aumento da competitividade das empresas brasileiras. “A CLT trouxe muita proteção para os brasileiros, sobreviveu nestes 70 anos, mas está desatualizada. É necessário discutirmos as trajetórias que ela deve seguir para ajudar no desenvolvimento do país”, ressaltou.

Durante o encontro foram discutidas propostas para adequação da legislação às novas realidades de produção, com a apresentação das 101 propostas da CNI para modernização trabalhista, pela especialista em relações do trabalho, Rossana Salsano. O documento foi lançado pela entidade com o objetivo de estimular as discussões para a redução dos altos custos do emprego formal, apontado como um dos mais graves gargalos ao aumento da competitividade das empresas brasileiras.

O coordenador do Conselho de Relações Trabalhistas da FIEB, Homero Arandas, destacou a escolha da FIEB como primeira Federação a realizar o workshop com o tema e a necessidade de atualização das leis trabalhistas sem que sejam suprimidos direitos e garantias. “O debate apontou para a necessidade de mais negociação, na verificação dos custos do trabalho no Brasil, mas, sobretudo, de se ter uma visão que proteja o trabalho e também assegure a competitividade das empresas”, ressaltou Arandas.

Curso discute tema - Para chamar a atenção das empresas para as questões que envolvem as relações do trabalho, a FIEB, por meio da SRI, promoveu, no dia 24 de maio, em Vitória da Conquista, o curso "Como evitar problemas trabalhistas?". O curso apresentou aos empresários da região as rotinas trabalhistas, além de orientar sobre procedimentos a serem realizados no caso de ações judiciais ajuizadas por trabalhadores. O curso ficou a cargo do advogado e consultor da CNI, Rafael Lara. A capacitação já foi realizada em Salvador, Feira de Santana e Itabuna, e é mais uma ação do Programa de Capacitação de Líderes Sindicais da FIEB, que visa fortalecer a representação empresarial e estimular o associativismo.

Relacionadas

Leia mais

Modernização trabalhista privilegia a liberdade de escolha
Modernização trabalhista valoriza a negociação coletiva e garante uma série de direitos aos trabalhadores
Aprovação da modernização trabalhista na Câmara  é avanço para as relações do trabalho no Brasil

Comentários