CNI envia guia de desburocratização para todas as prefeituras do país

Cerca de 5 mil municípios receberão o Guia para Modernização de Procedimentos para Licenciamento de Empresas no Nível Municipal

A cruzada da Confederação Nacional da Indústria (CNI) contra o excesso de burocracia está voltada agora para as prefeituras. Nos próximos dias a entidade vai enviar para todos os mais de 5 mil municípios do país o Guia para Modernização de Procedimentos para Licenciamento de Empresas no Nível Municipal, elaborado em parceria com o Sebrae e a International Finance Corporation, do Banco Mundial. O documento ajuda prefeitos e gestores municipais a desburocratizarem os procedimentos.

Dados do Banco Mundial mostram que 70% dos prazos necessários para concessão do alvará de funcionamento de uma empresa ocorrem no âmbito municipal. E o Brasil ocupa as piores posições do mundo num ranking do banco que analisa a facilidade de se fazer negócios. O país aparece na 116ª posição no Doing Business 2014. Ao todo foram analisados 189 países (veja abaixo).

A CNI quer mostrar para os prefeitos que a burocracia excessiva não só desestimula o surgimento de novos negócios, como também aumenta os custos da prefeitura absorvendo recursos que poderiam ser direcionados para investimento. "Queremos que o prefeito veja que se ele reduzir a burocracia vai ter mais recursos para investir em outras áreas, mas, também, vai atrair mais recursos privados. A regulação é importante, mas se você aperta demais, você acaba estimulando a informalidade", afirma o gerente-executivo de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca. Ouça o que ele diz clicando aqui.

DIFICULDADES - O ranking do Banco Mundial mostra que é complexo o processo de abrir uma empresa no país. O Brasil aparece na 123ª posição quando se compara a facilidade em começar um negócio nas 189 nações. Segundo o executivo do Banco Mundial Frederic Bustelo, é importante facilitar o processo de abertura, para que se tenha aumento dos registros formais de negócios. Ele cita o exemplo da Nova Zelândia, em que é possível abrir uma empresa com apenas um procedimento online.

Entre as boas práticas que facilitam o processo de dar início a um negócio, ele cita a ausência ou mínima exigência de capital, a criação de balcões únicos de atendimento, a realização de procedimentos online, a padronização dos formulários e a existência de taxas fixas de registro.

A coordenadora-geral de procedimentos da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Clarisse Oliveira, destaca que é preciso que os municípios façam uma revisão interna dos procedimentos. “É possível que todos os órgãos envolvidos façam todos os procedimentos simultaneamente. A burocracia que existe no papel não pode virar burocracia no ambiente online, por exemplo”, afirma.

A CNI promoveu workshop sobre gestão municipal e simplificação dos procedimentos de licenciamento

CRUZADA PARA REDUZIR A BUROCRACIA – O guia é o terceiro estudo da CNI sobre o tema em pouco de mais de um ano. A entidade fez em parceria com o IBOPE duas pesquisas que mostram o peso para os empresários e para a população em geral. A primeira aponta que o excesso de burocracia afeta 90% dos empresários industriais e a segunda que 80% da população brasileira acham o Brasil burocrático ou muito burocrático.

O Brasil aparece na 116ª posição no ranking Doing Business 2014, do Banco Mundial. Ao todo foram analisados 189 países.

A colocação do Brasil é fruto principalmente da posição ruim nos critérios:

· Facilidade em começar um negócio (123ª posição)

· Facilidade em resolver insolvências (135ª)

· Facilidade em proteger investidores (80ª)

Download de Arquivos

Guia para Modernização de Procedimentos (.PDF 1,63 MB)

Relacionadas

Leia mais

CNI defende desburocratização do acesso ao patrimônio genético da biodiversidade
CNI apresenta proposta de desburocratização a parlamentares
Indústria apoia proposta de redução da burocracia tributária

Comentários