Ministro da Indústria e Comércio do Paraguai vem ao Estado nesta quinta-feira

Objetivo é estreitar laços com o setor produtivo sul-mato-grossense e manter contatos políticos com autoridades locais

O ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Gustavo Leite, vem a Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (21/11), para estreitar os laços econômicos com o setor produtivo e manter contatos políticos com as autoridades estaduais. Acompanhado por uma comitiva formada pelos governadores dos Departamentos de Alto Paraná, Justo Zacarias, e de Canindeyu, Alfonso Noria, além de representantes da UIP (União Industrial do Paraguai) e Feprinco (Federação de Produção, Indústria e Comércio do Paraguai), ele vai reunir-se com o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, e com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, além de empresários do Estado.

Na pauta de Gustavo Leite, está a apresentação de oportunidades de negócios no Paraguai, os casos de sucesso por parte de empreendedores brasileiros no país vizinho, assim como convidar o empresariado sul-mato-grossense a visitar o Paraguai. Ele também vai aproveitar a oportunidade para convidar os empresários para participarem do Fórum de Investimentos que será realizado no dia 13 de dezembro deste ano na cidade de Salto del Guairá, no Paraguai, e apresentar linhas de financiamento internacionais para os interessados em investir no país fronteiriço.

A visita do ministro ao Estado é fruto do encontro do presidente da República do Paraguai, Horácio Cartes, com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, na CNI (Confederação Nacional da Indústria), em Brasília (DF), no mês passado. Na oportunidade, o presidente Sérgio Longen conversou com o ministro Gustavo Leite sobre a integração das cadeias produtivas entre Mato Grosso do Sul e o Paraguai e prospecção de negócios de interesse de empresários de ambos os países.

O primeiro compromisso oficial do ministro da Indústria e Comércio do Paraguai será com o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, às 8h30, no Gabinete da Presidência da Casa de Leis, enquanto logo em seguida, às 10 horas, na Governadoria, ele terá uma reunião com a vice-governadora Simone Tebet e, às 11 horas, no Edifício Casa da Indústria, está programado um encontro com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e demais empresários de Mato Grosso do Sul. Também vão participar da agenda oficial o vice-ministro de Comércio do Paraguai, Pablo Cuevas, o assessor econômico do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, Miguel Fernandez, o diretor de competitividade do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai, Federico Olmedo, e o adido comercial do Paraguai no Brasil, Sebastian Bogado.

Gustavo Leite, que é formado em Administração de Empresas pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, e tem mestrado em Marketing Internacional na Escócia, teve uma forte atuação no setor privado do Paraguai, trabalhando como diretor-executivo de empreendimentos imobiliários e servindo de consultor internacional em vários projetos. No setor público, ele atuou como principal negociador de financiamentos internacionais para o governo paraguaio, sendo executor da Agenda de Descentralização, responsável pelo Plano Nacional de Reconversão de Cidade do Leste e negociador do Regime Automotor do Mercosul.

Relacionadas

Leia mais

Longen defende mais integração com Paraguai durante reunião com ministros na CNI
Missão ao Paraguai: brasileiros buscam ampliar atuação no mercado do país vizinho
Fiems compõe comissão para viabilizar projetos de integração entre MS e Paraguai

Comentários