Logística deve ser prioridade para o Brasil, concluem empresários do Brasil e Japão

País está perdendo oportunidades por não apressar as melhorias em seu sistema logístico, afirmou o presidente do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, José de Freitas Mascarenhas, no encerramento da 16ª reunião do grupo nesta terça-feira (23), em Belo Horizonte

"O Brasil está perdendo oportunidades" - José de Freitas Marcarenhas

O Brasil não tem se beneficiado o suficiente dos negócios com o Japão porque não tem feito a sua parte. Esse foi o alerta dado pelo presidente do Comitê de Cooperação Econômica Brasil-Japão, José de Freitas Mascarenhas, no encerramento da 16ª reunião do grupo nesta terça-feira (23), em Belo Horizonte. Segundo ele, os projetos brasileiros nas áreas de infraestrutura e petróleo precisam ter regras mais claras. "O Brasil está perdendo oportunidades por não apressar as melhorias em seu sistema logístico", afirmou Mascarenhas.

O apelo veio num momento oportuno, em que o Japão tenta retomar os negócios no Brasil. Os japoneses investiram mais no país este ano, em relação a 2012. Somente nos sete primeiros meses de 2013, a soma alcançou US$1,6 bilhão em aportes, contra US$ 1,5 bilhão em todo o ano passado.

O presidente japonês do Comitê, Masami Iijima, destacou que os próximos anos serão cruciais para o crescimento do Brasil, principalmente se conseguir diminuir os gargalos da infraestrutura. De acordo com ele, o mundo está voltando a crescer e é preciso aproveitar os investimentos estrangeiros. "O Brasil tem uma grande extensão territorial. Precisamos fazer as mercadorias circularem", afirmou.

Relacionadas

Leia mais

Indústria brasileira quer ampliar agenda econômica com o Japão
Acordo entre Brasil e Japão vai acelerar exame de patentes
Brasil e Japão devem caminhar para um acordo de livre comércio, diz CNI

Comentários