CNI lança Coalizão para Facilitação de Comércio e Barreiras, na segunda-feira (6), em São Paulo

Estratégia mira tanto problemas internos, como a demora nos processos de importação e exportação, como gargalos no exterior

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lança na segunda-feira (6), em São Paulo, a Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB). O lançamento da coalizão será às 15h, no escritório da CNI.

O evento será aberto para imagens às 15h e, por volta das 15h30, haverá uma entrevista à imprensa.

O lançamento contará com a presença do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, e o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, Marcos Jorge de Lima.

Também participam o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid; o secretário de Comércio Exterior, Abrão Neto; a secretária-executiva da Câmara de Comércio Exterior (Camex), Marcela Carvalho; e o CEO do Center for International Private Enterprise (CIPE), uma das organizações da Global Alliance for Trade Facilitation, Andrew Wilson.

MEMORANDO - No primeiro painel, às 15h10, o Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), a Global Alliance for Trade Facilitation e o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) vão assinar um memorando de entendimento (MoU) na área de facilitação de comércio.

COALIZÃO - Num cenário em que o Brasil enfrenta uma série de entraves para ampliar o seu comércio exterior, a coalizão reúne cerca de 80 representantes do setor industrial com o objetivo de promover melhorias na política comercial brasileira.

De um lado, a coalizão vai atacar entraves internos, promovendo a facilitação do comércio exterior. De outro, vai elaborar estratégias para identificar e atacar problemas em mercados externos que afetam as exportações brasileiras.

A coalizão será presidida por Fernando Valente Pimentel, atual presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), e terá sua agenda de trabalho organizada pela área internacional da CNI, por meio de sua Gerência de Política Comercial.

SAIBA MAIS
Lançamento da Coalizão Empresarial para Facilitação de Comércio e Barreiras (CFB)
Data: segunda-feira, 6 de agosto
Horário: 15h
Local: Escritório da CNI em São Paulo (Rua Surubim, 504 – 9ª andar)

Relacionadas

Leia mais

Circuito de capacitação ajuda empresários a conhecer mais sobre barreiras comerciais
CNI propõe instrumento para reduzir barreiras ao comércio
CNI defende abertura comercial, redução de barreiras às exportações e investimentos brasileiros no exterior

Comentários