CNI, FIRJAN e MDIC promovem seminário sobre facilitação do comércio no Rio de Janeiro

Evento será oportunidade para esclarecer aspectos sobre funcionalidades do Portal Único de Comércio Exterior

A Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) e o O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), realizam, na próxima quarta-feira (23), o evento “Promovendo Iniciativas de Facilitação do Comércio”. Na ocasião, técnicos do MDIC divulgarão ferramentas de facilitação de comércio, como a segunda versão do Sistema de Consultas sobre Tarifas, Regras de Origem e Serviços dos Acordos Comerciais Brasileiros (Capta), além de tirar dúvidas sobre as funcionalidades do Portal Único de Comércio Exterior. O seminário é gratuito e será realizado no Centro de Convenções da Firjan, a partir das 9h15.

O seminário é direcionado a empresários e executivos que atuam no comércio exterior, despachantes aduaneiros, operadores logísticos, agentes de carga, auditores fiscais e analistas de associações setoriais. As atividades serão divididas em painéis que abordarão o funcionamento do Capta, a apresentação do estudo da FGV sobre “O Impacto da Facilitação de Comércio sobre a Economia Brasileira e a Indústria de transformação”, o Portal Único e o Programa Brasileiro de Operador Econômico Autorizado (OEA).

O Capta, lançado em junho deste ano, reúne acordos comerciais dos quais o Brasil faz parte, para facilitar o acesso às informações sobre benefícios tarifários recebidos e concedidos, serviços, regras de origem e tarifas efetivamente aplicadas no comércio exterior.

Já o Portal Único de Comércio Exterior permite que empresas apresentem as informações uma única vez aos órgãos federais, o que reduz a burocracia e os custos de exportadores e importadores. A ferramenta, que agregará os 22 órgãos anuentes do comércio exterior, está em implantação. Após a conclusão dos trabalhos em 2017, a previsão é diminuir os prazos médios de 13 para oito dias para as importações e de 17 para dez dias para as exportações. O portal também amplia a transparência, ao permitir que as empresas acompanhem, pela internet, o andamento detalhado de suas operações.

Salvador e Manaus também receberão o evento na sede da Fieb e da Fieam em 14 de outubro e 19 de novembro, respectivamente. As inscrições para o evento, no Rio de Janeiro, podem ser feitas gratuitamente pela internet. Faça a sua!

Relacionadas

Leia mais

FIRJAN e Sindicatos do RJ visitam o SENAI CETIQT
CNI e MDIC assinam acordo para inserir pequenas e médias empresas no comércio exterior
VÍDEO: Acordo entre CNI e MDIC vai beneficiar empresas que querem exportar. Confira no Minuto da Indústria

Comentários