Sesi Bonecos do Mundo inicia oficinas na Capital nesta segunda-feira

As oficinas fazem parte da programação do maior festival de marionetes do Brasil que o Sistema Fiems traz para a Capital em comemoração ao aniversário de 114 anos de Campo Grande

O Sesi Bonecos do Mundo inicia, nesta segunda-feira (19/08), no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS), as oficinas de teatro de sombras e de confecção, composição cênica e dramaturgia de animação. As oficinas fazem parte da programação do maior festival de marionetes do Brasil que o Sistema Fiems traz para a Capital em comemoração ao aniversário de 114 anos da cidade, celebrada no próximo dia 26 de agosto.

A oficina de confecção, composição cênica e dramaturgia de animação será de segunda-feira a sexta-feira, das 14 às 18 horas, enquanto a oficina de teatro de sombras será de quarta-feira a sábado, das 14 às 18 horas, nos três primeiros dias, e das 9 às 13 horas, no último dia. A primeira oficina será realizada por Marcos Ribas, que vai ensinar técnicas de confecção, composição cênica e dramaturgia de animação, enquanto a segunda oficina será ministrado por Kei Goto, que se especializou no uso das mãos e da luz como únicos protagonistas e vai ensinar as técnicas dessa arte milenar.

Segundo a técnica da área de lazer do Sesi, Gisele Freire, as oficinas antecedem o evento Sesi Bonecos do Mundo, que este ano será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no Parque das Nações Indígenas, das 16h30 às 20 horas. "O intuito das oficinas é divulgar e disseminar técnicas teatrais, por isso elas são direcionadas a arte-educadores e atores", declarou.

As apresentações

O Sesi Bonecos do Mundo tem a expectativa de reunir um público semelhante ao da última edição em Campo Grande, realizada no ano de 2009, quando no primeiro dia foram quase 10 mil pessoas e outras 15 mil no segundo dia. Neste ano, serão 13 espetáculos inéditos, encenados por 11 das mais importantes companhias nacionais e internacionais, com grupos de países como Rússia, Coreia, Itália, Japão, EUA, Peru além de Brasil, que farão apresentações gratuitas durante o festival.

O Festival vai contar ainda com exposição de títeres raros, mostras fotográfica e de curtas de animação temáticas, feira de marionetes e livros, cenografia viva e interativa, ateliê de mestres tradicionais mamulengueiros e show do Pato Fu com bonecos do Giramundo. O show será do álbum premiado com o Grammy em 2011, "Música de Brinquedo", terá a participação dos bonecos do Giramundo e a exposição Coleção Magda Modesto - Títeres dos Quatro Cantos do Mundo.

Na programação, destaque para a companhia de Teatro de Sombras Japonesa Kakashi-za, que está vindo ao Brasil para participar do Sesi Bonecos do Mundo. Eles apresentam o espetáculo Sombras de Mão, em que várias silhuetas de animais e outras figuras são criadas por mãos acrobáticas para contar uma história de amor. O teatro Kakashi-za existe desde 1952 e é a primeira companhia moderna dessa arte milenar que é o teatro de sombras do Japão.

Relacionadas

Leia mais

SESI Bonecos do Mundo invade Teresina
SESI fecha parceria internacional com foco na qualidade de vida do trabalhador

Comentários