Mais 3 bairros da Capital recebem campanha contra venda de votos

A campanha, que tem abrangência estadual, busca conscientizar os eleitores de que comprar ou vender votos é crime, além de afetar a vida de toda a população

Em prosseguimento à campanha “Voto Não Tem Preço, Tem Consequência”, desenvolvida em conjunto pela Fiems, MPF (Ministério Público Federal), MPE (Ministério Público Estadual) e ASMMP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Membros do Ministério Público), os moradores dos bairros Aero Rancho II, Nhá-Nhá e Jardim Aeroporto, todos atendidos pelo Programa Ação Fiems Campo Grande, assistiram, na noite de ontem (25/09), palestras de alerta contra a venda de votos proferida pelos promotores de Justiça Fernando Esgaib, Rogério Calabria de Araújo e Vera Aparecida Vieira, respectivamente.

A campanha, que tem abrangência estadual, busca conscientizar os eleitores de que comprar ou vender votos é crime, além de afetar a vida de toda a população. Para o diretor-corporativo da Fiems, Jaime Verruck, a campanha vai contribuir para educar os eleitores sobre a importância do voto na melhoria da vida das pessoas. “A questão da consciência na hora de votar é fundamental para agregarmos valor às nossas ações e o que fazemos em prol da educação no Estado”, frisou.

Ele destaca que a ideia é fazer com que as pessoas exercitem à cidadania, votando nos candidatos com as melhores propostas. “A campanha Voto Não Tem Preço, Tem Consequência é mais uma ação que o Sistema Fiems traz para os bairros de Campo Grande, a exemplo do Ação Fiems, que leva os cursos gratuitos de qualificação profissional do Senai e de inclusão digital do Sesi aos moradores de todas as regiões da cidade”, declarou, lembrando que, além dos bairros Aero Rancho II, III e IV, Nhá-Nhá e Jardim Aeroporto, também já foram beneficiados os moradores dos bairros Nhá-Nhá, Jardim Aeroporto, Moreninha II, Aero Rancho II e Novos Estados.

O promotor de Justiça Fernando Esgaib, que fez palestra para os moradores do Bairro Aero Rancho II, reforçou que é um momento ímpar para a Justiça Eleitoral, pois tem a oportunidade de plantar uma semente na sociedade. “Estamos levando a palavra do Ministério Público de forma clara e acessível para que as pessoas entendam a importância do voto. E ainda que levem adiante as informações repassadas por meio dessa palestra”, declarou.Já o promotor de Justiça Rogério Calábria de Araújo, responsável pela palestra na Vila Nhá-Nhá, destacou que a iniciativa é importante para aproximar a mensagem oficial do Ministério Público Eleitoral de forma organizada. “Estamos distribuindo os folders, os telefones da Justiça Eleitoral e dos procuradores para que a população possa entrar em contato”, disse.

Para a promotora de Justiça Vera Aparecida Vieira, que fez palestra no Bairro Jardim Aeroporto, a parceria com o Sistema Fiems possibilitou a realização dessa iniciativa. “Somente pelo voto consciente é que poderemos buscar os melhores candidatos. Por meio das palestras, procuramos orientar os eleitores para que votem nos candidatos com a melhor proposta e que exijam uma postura correta dos candidatos. É importante essa responsabilidade, principalmente, para os mais jovens”, disse aos moradores.

Comunidade

Para as lideranças comunitárias Íris Pires (Aero Rancho IV), Saleides Lúcia de Souza Holsback (Nhá-Nhá) e Elvis Rangel da Silva (Jardim Aeroporto), as palestras serviram para esclarecer dúvidas sobre o voto e também conscientizar os moradores para não venderem os votos nas eleições. O presidente da Associação de Moradores do Bairro Aero Rancho IV, Íris Pires, disse que se trata de um avanço muito importante para comunidade. “Temos a Fiems como a nossa grande parceira, primeiro trazendo os cursos de qualificação e agora trazendo o Ministério Público para que nos esclareça quanto às consequências da venda e compra de votos. A informação eleitoral com certeza vai fazer diferença este ano”, garantiu.

Já a presidente da Associação de Moradores da Nhá-Nhá, Saleides Holsback disse que foi uma noite de importantes esclarecimentos para todos os moradores da região. “As pessoas que participaram da palestra do MPE foram esclarecidas de que vender voto é crime. A comunidade merece receber essas informações”, avaliou. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Jardim Aeroporto, Elvis Rangel, é importante ressaltar essa responsabilidade de votar conscientemente para os mais jovens que participaram da palestra.

O aposentado Roberto Arcy de Conto, morador do Bairro Aero Rancho II, disse que existem muitos casos de corrupção de moradores. “Esse tipo de informação precisa vir mais vezes para os bairros para esclarecer a população. Temos de defender o nosso candidato, mas sem ganhar qualquer coisa por isso. Assim vamos divulgar o nome dele por acreditar nas propostas e na conduta dele e não porque teremos qualquer tipo de vantagem”, pontuou. A enfermeira Maria Joana Severino Dias Ribeiro, moradora da Nhá-Nhá, disse que a palestra foi excelente, principalmente, porque as pessoas não entendem o que é votar e aceitam trocar o voto por dinheiro. “A palestra nos esclareceu muito e informou quais as consequências de vender o voto”, disse.

Para a estudante Amanda da Silva, moradora do Bairro Jardim Aeroporto, quem vende o voto só ganha na hora. “Depois, ele só perde, desde o poder de exigir do candidato melhorias para a sua região, quanto para o resto da cidade”, afirmou. O vigilante Anderson Franco, também morador do Jardim Aeroporto, as palestras contra a venda do voto estão servindo para conscientizar a sociedade. “As pessoas estão apreendendo a valorizar o voto”, reforçou. Na avaliação do jardineiro Isaac Honorato, morador do Jardim Aeroporto, os mais jovens são os maiores beneficiados com essa campanha. “Muitos deles não têm noção sobre a importância do voto e pensam que é normal vender o voto. Por meio dessa conscientização do MPE, eles estão vendo que isso é crime”, disse.

Relacionadas

Leia mais

Fiems, MPF, MPE e ASMMP levam campanha contra venda do voto aos bairros da Capital
Simno vai à Bahia para compartilhar ações desenvolvidas em Mato Grosso
Festa do Trabalhador da Indústria reúne 153 mil pessoas em Mato Grosso

Comentários