Longen entrega 8,1 mil peças de roupas para 11 entidades assistenciais e 22 comunidades

Para cada entidade assistencial e liderança comunitária foram destinadas 260 peças, que incluem camisetas, camisas, calças, shorts, bermudas, lingeries, cuecas, macacões, pijamas, jaquetas de algodão, entre outros

Com a presença de lideranças comunitárias de 22 bairros e representantes de 11 entidades assistenciais de Campo Grande, além de diversos diretores do Sistema Fiems, o presidente Sérgio Longen entregou, na noite de quinta-feira (04/04), no auditório da FactecSenai, 8.112 peças de roupas confeccionadas por 658 alunos do curso de costura industrial do Senai - oferecido no ano passado na unidade da Capital e também no âmbito do Programa Ação Fiems - junto aos moradores dos bairros Aero Rancho IV, Coophavila II, Moreninha II, Nhá-Nhá, Nova Bahia, Nova Lima, Vila Popular e Santa Emília. "Estamos doando às entidades de assistência social e às lideranças a produção dos alunos do curso gratuito realizado nas próprias comunidades que agora estão sendo beneficiadas. Ou seja, está retornando para o bairro o fruto do trabalho dos moradores, que ganharam uma profissão e hoje estão inseridos no mercado de trabalho", pontuou.

Sérgio Longen ressalta que o Programa, nos anos de 2011 a 2012, capacitou mais de 5,2 mil moradores da cidade com o oferecimento de 20 cursos e para este ano projeta mais 7,5 mil vagas em 19 cursos. "Vamos continuar investindo na formação profissional da comunidade dos bairros de Campo Grande para enfrentar de frente o problema de falta de mão de obra qualificada para atender a demanda do setor industrial. O importante é continuar com o apoio das lideranças comunitárias no encaminhamento de moradores para os nossos cursos de qualificação profissional", destacou.

Esse é o caso da industriária Célia Simões, que é ex-aluna do curso de costura industrial oferecido pelo Senai no âmbito do Ação Fiems no Bairro Aero Rancho. "Eu fiz o curso e atualmente estou trabalhando em uma indústria de confecção de Campo Grande. Para mim, foi uma experiência muito positiva fazer o curso de costura industrial. Só tenho a agradecer ao Senai pelo fato de ter uma profissão e logo depois conseguir um emprego", declarou.

Para cada entidade assistencial e liderança comunitária, foram destinadas 260 peças, que incluem camisetas, camisas, calças, shorts, bermudas, lingeries, cuecas, macacões, pijamas, jaquetas de algodão, entre outros, para o público infantil, jovem e adulto. Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, as peças foram produzidas por 51 turmas do curso de costura industrial. "Todos os anos os alunos do curso de costura industrial confeccionam milhares de peças de roupas que são doadas para as pessoas mais necessitadas dos bairros da cidade. Neste ano, o presidente Sérgio Longen decidiu incluir também as entidades assistenciais para aumentar o leque de beneficiados com a doação", informou.

Beneficiados

As 11 entidades assistenciais beneficiadas foram AMA (Associação de Pais e Amigos do Autista de Campo Grande), AMATI (Associação de Mães Trabalhando a Inclusão), APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Associação de Amparo à Família, Associação Pestalozzi de Campo Grande, Assomat (Associação Sul-Mato-Grossense de Amparo à Criança e ao Adolescente), Casa de Ensaio, Cotolengo Sul-Mato-Grossense, AACC (Associação dos Amigos das Crianças com Câncer), Recanto da Criança e Sociedade Educacional Juliano Varela. Já os 22 bairros que receberão as peças de roupas são Coophavila II, Dom Antônio Barbosa, Los Angeles, Aero Rancho I, II, III e IV, Nova Lima, Jardim Aeroporto, Nova Campo Grande, Jardim Inápolis, Vila Popular, Tiradentes, Noroeste, Moreninha I e II, Santa Emília, Santo Amaro, Santo Antônio, Estrela do Sul, Novos Estados e Nhá-Nhá.

Para a presidente da Assomat, Meire Adriana Pasquini, a iniciativa da Fiems, por meio do Senai, é uma ação social muito importante para as pessoas mais carentes. "Essa doação chega em boa hora para as nossas crianças, que muitas vezes chegam com roupas rasgadas e até mesmo sujas, ainda mais agora com esse tempo de chuva. Essas peças serão muito bem aproveitadas por essas pessoas", disse.

A presidente da AACC, Miriam Comparin Corrêa, lembrou que a entidade é mantida basicamente pelas doações. "Com essa iniciativa da Fiems, vamos ter a possibilidade de ajudar muitas famílias atendidas pela AACC. Além disso, vamos conversar com o presidente Sérgio Longen para que as mães das crianças que estão em tratamento contra o câncer com a nossa entidade também possam fazer os cursos oferecidos pelo Ação Fiems. Imagina como será gratificante vê-las produzindo peças iguais a essas que foram doadas", afirmou.

Já a presidente da Sociedade Educacional Juliano Varela, Maria Lúcia Nogueira Fernandes, falou que ao todo são 170 pessoas atendidas pela entidade e 90% delas são carentes. "O nosso objetivo é oportunizar a essas pessoas melhores condições de vida e, quando recebemos a ajuda como essa da Fiems, ficamos muito agradecidos", disse

O presidente da Associação de Moradores do Aero Rancho IV, Iris Louveira, informou que muitas pessoas do bairro já estão esperando por essa ajuda. Na avaliação do presidente da Associação de Moradores das Moreninhas I e I, Roberto Alcantud, a parceria com o Sistema Fiems tem gerado bons frutos. "Nós fomos agraciados desde quando o Programa Ação Fiems instalou-se no Bairro, levando diversos cursos para a comunidade e, dentre eles, o de costura industrial, em que as nossas alunas puderam contribuir com a confecção de algumas dessas peças que estão sendo doadas", ressaltou.

A presidente da Associação de Moradores da Vila Nhá-Nhá, Saleides Holsback, ficou satisfeita com a doação e destacou a importância da iniciativa. "A ideia é de grande valia e vai contribuir de forma significativa com a nossa comunidade, além de demonstrar a preocupação da Fiems com a questão social", declarou. Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Nova Campo Grande, Marcos Espinoça, a doação chegou na hora certa, principalmente, com o inverno se aproximando. "Temos muitas pessoas carentes no bairro, mas a Fiems se lembrou dessas pessoas tão esquecidas e nós somos agradecidos por essa ação", falou.

Relacionadas

Leia mais

Ação do Sesi contra a dengue chega a 48,2 mil residências em Campo Grande
Presidente da Fiems autoriza início da reforma da FatecSenai Campo Grande
Longen prevê para março conclusão de obras do CISS de Aparecida do Taboado

Comentários