Longen assina ordem de serviço para construir em Coxim a 33ª biblioteca do Sesi no Estado

O município passará a ser o 29º do Estado a contar com uma unidade do Programa

O presidente da Fiems, Sérgio Longen, assinou, neste sábado (20/07), em Coxim, a ordem de serviço para o início da construção da 33ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul e recebeu oficialmente do prefeito Aluizio São José a escritura de doação de terreno de 3.258 m² localizado na Avenida Salgado Filho, no centro da cidade. O município passará a ser o 29º do Estado a contar com uma unidade do Programa, que já beneficia Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Água Clara, Terenos, Cassilândia e Porto Murtinho.

Segundo Sérgio Longen, a obra representa o início das ações do Sistema S no município, pois a Biblioteca da Indústria do Conhecimento já será construída com uma sala de 30 metros quadrados para oferecer os cursos de EaD (Educação a Distância) do Senai e os de Educação Continuada do Sesi, bem como um estacionamento para as unidades móveis das duas entidades. Além disso, em terreno ao lado será construído uma unidade do Sebrae/MS e do Senac para concentrar em um mesmo local todos os serviços disponibilizados pelo Sistema S.

"Hoje temos condições de avançar com o desenvolvimento de todas as regiões de Mato Grosso do Sul por meio do PDR (Programa de Desenvolvimento Regional), que engloba as ações do Sesi e Senai, bem como das outras entidades que integram o Sistema S, como Sebrae/MS, Senac, Sesc e Senar. Nesse sentido, estamos buscando as parcerias com os políticos regionais e assim contribuímos para a solução do maior gargalo do setor produtivo estadual, que é a falta de mão de obra qualificada", destacou o presidente da Fiems.

Ele aproveitou para anunciar que, após a conclusão da obra de construção da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi, o espaço receberá também os containers salas de aula adquiridos pelo Senai para levar os cursos de qualificação profissional em todas as regiões do Estado. "Também vamos revitalizar a praça localizada em frente ao terreno doado pela Prefeitura para oferecer mais uma opção de lazer aos moradores da cidade aliada com a cultura disponibilizada pela biblioteca, que terá acervo de mais de mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, dez computadores com acesso à Internet", informou, estimando para o dia 22 de novembro deste ano a entrega das duas obras.

Repercussão

Para o prefeito Aluizio São José, além de anunciar duas obras para a cidade de Coxim - a biblioteca e a revitalização de uma praça -, o presidente da Fiems também traz perspectivas de melhoria para a vida da população do município na medida em que anuncia o oferecimento de cursos de qualificação profissional gratuitos para a comunidade. "Por meio dessas ações, estamos iniciando a criação de um portfólio para podermos atrair mais indústrias para Coxim, beneficiando os nossos moradores", destacou.

Já o deputado estadual Júnior Mochi, que foi o articulador da parceria entre a Prefeitura de Coxim e o Sistema Fiems, ressalta que a construção da biblioteca e a revitalização da praça localizada em frente ao terreno doado pela administração municipal também vai contribuir para a mudança da paisagem da região. "Na minha época de prefeito de Coxim não tive a sorte de poder contar com pessoas empreendedoras como o empresário Sérgio Longen à frente das entidades como a Fiems. Esse dinamismo faz com que nós do poder público também tenhamos de acompanhar toda essa agilidade, contribuindo para o bem-estar da nossa população", discursou.

Na avaliação da vereadora Marilene Gasperin, presidente da Câmara Municipal de Coxim, quando se investe em educação está se investindo na preparação do ser humano para um futuro promissor e produtivo. "Com a união dos interesses da iniciativa privada com as do poder público, quem se beneficia é a população. Somente com a conjunção das vontades que vamos superar todas as dificuldades para o nosso pleno desenvolvimento", pontuou.

O morador Claudenir Pereira da Silva reforça que a construção de mais uma biblioteca em Coxim vai facilitar o acesso ao conhecimento por parte da população. "Além disso, essa unidade também vai oferecer cursos de formação profissional para a comunidade, ajudando a preparar os moradores para o mercado de trabalho", disse. Na opinião do morador Alex Geberson, a cidade de Coxim é carente de espaços de cultura e lazer e, por isso, a construção da biblioteca com a revitalização da praça deve contribuir para suprir essa deficiência. "Com certeza todos vão ganhar", previu. O também morador Evacir Silva não vê a hora de a biblioteca ficar pronta para que os filhos possam usufruir de toda a estrutura que será disponibilizada. "Eles poderão fazer os trabalhos da escola nela e ainda acessar a internet", ressaltou.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Escola estadunidense é a única no mundo totalmente integrada a uma biblioteca de 9 andares
Presidente da Fiems autoriza construção de biblioteca do Sesi em Brasilândia
Longen recebe doação de área para construção de biblioteca do Sesi em Porto Murtinho

Comentários