Exposição Fotográfica sobre os 65 anos da FIERN abre Semana da Indústria do Rio Grande do Norte

A exposição vai ocupar três espaços do Solar Bela Vista, no centro de Natal. Os visitantes poderão observar fotografias dos ex-presidentes, de eventos, personagens e de lideranças empresariais do estado

Curso de Mecânica Diesel realizado no Centro de formação Profissional do SENAI/RN, em 1972

Algumas das imagens e documentos que marcaram os 65 anos do Sistema FIERN - Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte, em um registro documental e simbólico do período, estarão presentes na exposição fotográfica instalada no Solar Bela Vista, em Natal. A abertura será nesta sexta-feira (18), às 19 horas, quando também iniciará, oficialmente, a programação da Semana da Indústria, promovida pela FIERN. 

No espaço, o visitante terá conhecimento de fatos e personagens que construíram a representação institucional da indústria do Rio Grande do Norte ao longo de mais de seis décadas. Depois da abertura na sexta-feira, a “Exposição do Acervo Fotográfico (histórico) do Sistema FIERN” prossegue aberta ao público até o dia 25 de maio. 

“Ao longo dos seus 65 anos, completados este ano, o Sistema FIERN (FIERN, SESI, SENAI e IEL) acumulou um acervo fotográfico significativo. Parte deste material está agora em exposição e conta um pouco desta história e, por extensão, acerca do nosso povo e sua terra”, afirma o presidente da federação, Amaro Sales de Araújo.

Nos ambientes onde estará disposto o acervo, o visitante vai observar fotografias dos ex-presidentes, dos eventos, realizações do período, personagens e de lideranças empresariais que contribuem com a instituição.

A exposição vai ocupar três espaços do Solar Bela Vista. No primeiro, com fotografias dos empresários que presidiram a FIERN e informações sobre as datas dos mandatos, além de imagens significativas para a época. Em seguida, ficará em exposição uma réplica, em tamanho ampliado, da “carta sindical”,  documento que oficializou a fundação da FIERN. No ambiente seguinte, estarão dispostos os paineis com fotografias relevantes para a Federação, além das imagens dos presidentes dos sindicatos. 

A escolha das imagens, afirma a curadora da exposição, Ângela Almeida, foi feita a partir de uma análise que levou em consideração o aspecto estético e simbólico das fotografias. “Fazer uma pesquisa a partir de um acervo fotográfico é como percorrer caminhos, que contém várias propostas de percursos, entradas e saídas, muitas vezes para um tempo passado, sem esquecer o presente e o futuro; uma tradução de uma época ou um contexto social e histórico; além, de um mundo imaginário”, diz a curadora.

“Não há como não reconhecer que a epopeia da industrialização e dos empreendedores potiguares está intimamente ligada à história do Rio Grande do Norte. É impossível dissociar uma coisa da outra. É o que revelam algumas das fotos que serão expostas”, completa Amaro Sales.

SAIBA MAIS - Confira a programação completa da Semana da Indústria de no site da FIERN.

Relacionadas

Leia mais

Projeto Indústria 2027 lança estudo inédito em fórum no dia 18 de maio
Semana da Indústria 2018 da Paraíba será aberta com exposição sobre a história do setor no estado
Centro de Inovação do SESI de Mato Grosso do Sul pode melhorar a produtividade das indústrias

Comentários