Exposição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça chega a Ribeirão Preto

Obras da mostra itinerante de arte contemporânea incluem esculturas, fotos, colagens e vídeos

A exposição da 4ª edição do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas chega em 1º de fevereiro, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

As obras em exposição são dos cinco artistas vencedores do prêmio. Entre eles, dois paulistas, um pernambucano, um maranhense e uma mineira. As manifestações artísticas incluem esculturas, fotos, colagens e vídeos.

A itinerância da mostra dos vencedores desta 4ª edição do prêmio, iniciada em fevereiro de 2012, passou por Rio de Janeiro, Porto Alegre, Cuiabá, Macapá e Maceió e encerra em abril deste ano na cidade de Belo Horizonte.

A premiação - O Prêmio tem o objetivo de apoiar novos talentos e fortalecer a cultura nacional, premiando cinco artistas, que, com a ajuda em dinheiro e orientação de críticos e curadores criaram suas obras.

A criação das obras ocorre em duas etapas. No primeiro ano de trabalho, os críticos e curadores orientam os vencedores na produção de suas peças. No segundo ano, são realizadas exposições itinerantes por seis cidades.

A itinerância privilegia as cinco regiões do Brasil e tem o objetivo ampliar o eixo Rio /São Paulo da arte contemporânea dando oportunidade de acesso à cultura para outros municípios.

O prêmio é uma homenagem ao advogado, colecionador e galerista pernambucano Marcantonio Vilaça, que dedicou a vida à arte contemporânea. A iniciativa é apontada pela crítica como um dos projetos mais inovadores do país.

Desde de que foi criado, em 2004, o prêmio recebeu mais de 2.500 inscrições nas quatro edições. Nesse período, foram realizadas 23 exposições itinerantes visitadas por cerca de 90 mil pessoas. Participaram das oficinas e visitações mais de 21 mil alunos de escolas públicas e privadas e foram capacitados aproximadamente 5 mil professores nos cursos relacionados ao projeto educativo de cada mostra itinerante.

Ouça a reportagem da Rádio Indústria clicando aqui.

Relacionadas

Leia mais

Belo Horizonte recebe exposição itinerante do Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça
Mostra do Prêmio Marcantonio Vilaça é inaugurada no Rio de Janeiro e percorrerá seis outras cidades
Prêmio Marcantonio Vilaça inicia exposição no dia 13 de setembro em Macapá

Comentários