Cooperativa muda história de participantes do projeto ViraVida do SESI

Com uma produção média de 2 mil peças por mês,  o empreendimento começa a se preparar, para sair da incubadora de cooperativa do Sesi no Ceará

Há quase dois anos no mercado, a Cooperativa Caxangá, localizada em Fortaleza, já vende os uniformes que confecciona para empresas de Minas Gerais, São Paulo e Brasília. Com uma produção média de 2 mil peças por mês,  o empreendimento começa a se preparar, para neste ano, sair da incubadora de cooperativa do Serviço Social da Indústria (SESI) no Ceará.  “A Caxangá está reinando no setor de uniformes.  Com  o grande volume de encomendas, muitas vezes precisamos terceirizar a produção”, afirma a presidente da cooperativa, Joyce Silva, de 22 anos.

Mas a história de sucesso da Caxangá não se resume aos resultados de produção e conquista de mercados. O grande trunfo da cooperativa é a mudança radical que promove na vida de seus 15 associados, todos ex-participantes do projeto ViraVida, do SESI. O ViraVida oferece qualificação profissional e oportunidades de trabalho para adolescentes e jovens vítimas de abuso e exploração sexual. No projeto, os jovens recebem assistência psicológica, reforço escolar e participam de cursos profissionalizantes.

A própria Joyce foi uma das beneficiadas pelo ViraVida. Formada pela primeira turma do projeto, em 2008, a jovem participou, além de aulas do ensino regular, de cursos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) na área de vestuário. “No curso, aprendi sobre design, modelagem e costura de roupas”, conta a presidente da Caxangá.

A ideia de abrir um negócio na área de vestuário surgiu em conjunto com outros integrantes do ViraVida, após participarem de cursos de empreendedorismo e gestão de finanças pessoais no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Começamos a sentir a necessidade de termos o próprio negócio, mas pelo número de pessoas envolvidas não podíamos abrir uma empresa simples. Por isso, a ideia da cooperativa”, diz Joyce.

Para isso, contaram com o apoio do SESI, para a incubação a Caxangá, e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que ministrou cursos e consultorias na área de gestão corporativa. Desde 2010, quando a cooperativa começou a funcionar, o SENAI vem prestando serviços para estruturação e organização do processo produtivo da Caxangá.

Sucesso – Joyce destaca que a crescente demanda por uniformes produzidos pela cooperativa  exigirá a contratação de novos associados ainda em 2012. Segundo ela, a Caxangá deve abrir vagas para, no mínimo, 15 associados, que devem ser selecionados da turma que o ViraVida formará até o fim deste ano.

De acordo com Joyce, instituições como o SESI e o SENAI são fundamentais para a formação da cidadania de milhares de jovens em todo o país. Ela ressalta ainda que foi por meio dessas entidades que teve sua autoestima recuperada, conheceu seus direitos e deveres e se tornou uma profissional preparada para o mercado. Hoje ela está prestes a se formar em Pedagogia e diz querer atuar em educação e treinamento de pessoas nas empresas. “Sou uma nova pessoa graças ao SESI e ao SENAI”, conclui.

Relacionadas

Leia mais

Programa ViraVida qualifica jovens para o mercado da beleza
O poder do jovem é o tema do seminário nacional do Projeto ViraVida
ViraVida em PE serve de modelo para outros estados

Comentários