CNI divulga nesta quarta-feira (12), os Coeficientes de Abertura Comercial de 2018

O estudo analisa o desempenho de indicadores econômicos de exportações e importações

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgará, nesta quarta-feira (12), às 10h, o estudo Coeficientes de Abertura Comercial de 2018. O estudo, que avalia o grau de integração da indústria brasileira ao mercado internacional, será disponibilizado na Agência CNI de Notícias.

Realizado em parceria com a Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), o estudo analisa o desempenho dos seguintes indicadores econômicos: 

1. Coeficiente de exportação: Mostra a participação das vendas externas na produção da indústria de transformação. Com isso, avalia a importância do mercado externo para a indústria.  
2. Coeficiente de penetração de importações:  Mede a participação dos produtos importados no consumo brasileiro. 
3. Coeficiente de insumos industriais importados: Analisa a participação dos insumos industriais importados no total de insumos industriais adquiridos pela indústria de transformação. 
4. Coeficiente de exportações líquidas: Mede a diferença entre as receitas obtidas com as exportações e as despesas oriundas da importação de insumos industriais, ambos medidos em relação ao valor da produção.

Relacionadas

Leia mais

4 motivos que vão te convencer a participar do Inova Talentos
Ideias inovadoras de startups para uso sustentável do carvão vegetal  terão financiamento de até R$ 2 milhões
Curso para você! SENAI abre novas vagas em todo o Brasil

Comentários