Jum Nakao ministra oficina tecnológica oferecida por Senai, Sebrae, Sindivest e Sinvesul

Renomado estilista abordou conceitos trabalhados na oficina, em atividade demandada pelo setor industrial sul-mato-grossense

Em parceira com Sindivest /MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul), Sinvesul (Sindicato das Empresas do Vestuário Industrial da Região Sul do Estado) e Sebrae/MS, o Senai reuniu representantes de empresas do segmento do vestuário do Estado para participarem de uma oficina tecnológica sobre modelagem conduzida pelo renomado estilista Jum Nakao. "O conhecimento repassado é o que o profissional vai levar para onde for. O aprendizado é doação e, por isso, vejo geração da possibilidade de transformação individual e da sociedade. O conhecimento é algo libertador", declarou.

Jum Nakao também fez uma breve abordagem sobre os conceitos trabalhados na oficina. "Hoje o que fazemos são traçados projetados no papel para depois formamos a peça para o corpo. O que eu vou revelar durante nossos encontros é a origem do traçado para que seja possível uma visão tridimensional, numa proposta que significa justamente o inverso", detalhou. Para o gerente da FatecSenai Campo Grande, Artur Quintella, Jum Nakao é referência quando o assunto é modelagem. "Para nós é uma oportunidade importantíssima, pois estamos falando de uma referência na área, que nos traz o que há de mais moderno e inovador na área de modelagem e isso permite aos participantes levarem o conhecimento para suas empresas", informou.

O presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, lembrou que a realização da oficina foi uma demanda das indústrias locais. "É uma oportunidade para as empresas terem nova forma de entender o desenvolvimento da moda e poderem ser mais competitivas, criando novas oportunidades de negócios", disse. Já o presidente do Sinvesul, Gilson Lomba, lembrou que oportunidades como esta despertam o sentimento de valorização nos trabalhadores. "Quando podemos encaminhá-los para um trabalho como a oficina do Jum Nakao, há um sentimento de valorização muito grande por deles", declarou.

Oficina

Trata-se da primeira vez que Jum Nakao ministra uma oficina em Campo Grande. Ele, que já foi diretor de criação da Zoomp, passou pela Carmin e assinou contrato com a Nike para desenvolver a linha premium Jum Nakao for Nike, abordou a história e evolução da modelagem, princípios da modelagem, planificação do corpo, montagem de maquete, intenção do traçado, planificação do traçado, distorções e deformações do traçado.

Para a consultora da área do vestuário da FatecSenai, Silvia Pasqualotto, o acesso á informação é principal aspecto positivo. "Acredito que esta oficina traz conhecimento e contribui para o desenvolvimento da indústria local", disse. Já a assessora de atendimento empresarial do Senai, Laura Castro Carrielo Rosa, acrescentou que o trabalho também visa desenvolver habilidades. "As atividades, que totalizam 16 horas, irão agregar conhecimento. O objetivo é estimular a capacidade criativa e desenvolver habilidades para transformar e mudar diante dos desafios do mercado de trabalho", afirmou.

O empresário de Dourados, Mauro Sérgio Castello, contou que trabalha com moda festa. "Por isso vim aprofundar o conhecimento e conhecer novas técnicas, pois modelagem é algo extremamente importante", disse. A empresária da Capital, Hellen Vicelli, disse que já viu trabalhos do Jum Nakao e conhece um pouco dos caminhos que ele percorreu. "Ter alguém com esta experiência nos trazendo informações é algo muito importante, principalmente porque é muito difícil uma oficina como esta aqui em Campo Grande", pontuou. 

Relacionadas

Leia mais

Estilistas apontam importância dos cursos técnicos para profissionalização da moda
Estilistas e modelo debatem sobre o papel da educação na indústria da moda nesta terça-feira (20)
Indústrias do vestuário de 18 Estados debatem ações para aumentar competitividade

Comentários