Instituto alemão e Senai discutem estratégias de implantação do Instituto de Biomassa

As tecnologias usadas pelo Instituto Fraunhofer servirão de base para a implantação do Instituto Senai de Inovação em Biomassa, que será construído em Três Lagoas (MS)

As tecnologias usados pelo Instituto Fraunhofer, de Frankfurt, que ajudam a manter a Alemanha entre os países mais inovadores do mundo, servirão de base para a implantação do Instituto Senai de Inovação em Biomassa, que será construído em Três Lagoas (MS). Durante workshop iniciado nesta segunda-feira (22/07) e que prossegue até amanhã (23/07) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), profissionais do Senai do Estado e consultores do Instituto Fraunhofer definiram os objetivos gerais e as estratégias para implantação do Instituto Senai de Inovação.

Segundo o diretor-regional do Senai, Jesner Escandolhero, com a implantação do Instituto de Inovação em Biomassa, o objetivo é oferecer apoio à competitividade da indústria sul-mato-grossense e brasileira, aumentando a oferta de formação profissional, de serviços técnicos e tecnológicos e de pesquisas em inovação para a indústria. "O Instituto Fraunhofer foi escolhido para essa parceria justamente por ser uma referência mundial em inovação e por ter o trabalho alinhado com a indústria", destacou.

Ele acrescenta ainda que o termo de cooperação entre as entidades foi assinado no ano passado e prevê a consultoria para a gestão de institutos de Inovação do Senai espalhados pelos Brasil a serem criados até 2014. Segundo o especialista em desenvolvimento industrial do Senai Nacional, Emílio Marins, após o período de análise de mercado e captação de demandas, essa 2ª fase detalha as consultorias das áreas de negócios e estratégias para a formação do plano de negócios, que também inclui o desenvolvimento do mapa de ações para o processo de implementação do Instituto. "O desafio é conjugar as necessidades reais da indústria e estabelecer a gestão de acordo com essa demanda", falou.

Já o consultor do Instituto Fraunhofer, Markus Will, destacou que a cooperação técnica com o Senai visa definir um gerenciamento estratégico e principalmente a pesquisa de desenvolvimento, combinando o know-how do Instituto com a necessidade do mercado brasileiro para ajudar a indústria a colocar no mercado produtos de maior valor agregado e a ganhar competitividade. "O Fraunhofer presta serviço de consultoria no desenvolvimento de processos capazes de atender com rapidez e eficiência às demandas das empresas. Incentiva também a criação de tecnologias e produtos estratégicos para o país, além de buscar soluções inovadoras, estudar as necessidades da indústria e buscar aplicações desconhecidas", declarou.

Entre os objetivos gerais do Instituto apresentados durante o workshop é possível destacar o fato de tornar-se referência em biomassa no Brasil, inovar em termos de processo e produtos, tornar a indústria competitiva introduzindo inovação por meio de pesquisa de ponta, oferecer suporte às indústrias já estabelecidas e inovação para a abertura de novos segmentos, além de ser um elo da indústria para levar inovação ao mercado. O pesquisador de laboratório de processos químicos da Embrapa Agroenergia, José Dilcio Rocha, também participou do workshop e destacou a importância de discutir o tema não só para Mato Grosso do Sul como para o País. "A Embrapa Agroenergia está ligada com o trabalho de base na biomassa e por atuar nessa mesma sinergia é fundamental partilhar desse conhecimento para somar valores", disse. 

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Energia gerada por biomassa florestal pode ser alternativa para diversificação da matriz elétrica brasileira
VÍDEO: Instituto SENAI de Inovação em Biomassa atua nas áreas de energia e biotecnologia industrial
Senai e Fraunhofer discutem ações tecnológicas para o Instituto de Biomassa

Comentários