Fiems e Assembleia vão convocar teles para explicar queda na qualidade da telefonia móvel

"É de extrema urgência saber junto aos diretores das teles o que está sendo investido na área de comunicação para resolver essa falta de qualidade do serviço de telefonia móvel", cobrou o presidente da Fiems

Durante reunião realizada na noite de ontem (08/04) no Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), entre o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e 8 deputados estaduais, incluindo o presidente da Assembleia Legislativa, Jerson Domingos, ficou acertada a convocação dos diretores regionais das empresas de telecomunicações para que expliquem a queda na qualidade do serviço prestado em Mato Grosso do Sul. O encontro foi convocado por Sérgio Longen para tratar das ações do Sistema Fiems no Estado e também sobre os gargalos que impendem o pleno desenvolvimento do setor industrial, entre eles, o serviço de telefonia móvel, que foi apontado pelos parlamentares como um dos mais deficitários.

Para o presidente da Fiems, a questão da má qualidade do serviço de telefonia móvel oferecido pelas teles preocupa o setor industrial e é constatada em vários municípios do Estado. Segundo ele, o grau de insatisfação dos consumidores com as empresas telefônicas em operação em Mato Grosso do Sul já é imensurável. "É de extrema urgência saber juntos aos diretores das teles o que está sendo investindo na área de comunicação para resolver esse gargalo da falta de qualidade do serviço de telefonia móvel", cobrou.

Na avaliação do deputado Jerson Domingos, o primeiro passo é ouvir as empresas de telefonia do Estado e essa proposta de convocar os diretores das teles será apresentado aos 24 parlamentares da Assembleia Legislativa na sessão de hoje (09/04). "Vamos convidar os representantes dessas empresas para que nos expliquem as razões da queda na qualidade do serviço da telefonia móvel," adiantou. A Assembléia também quer investigar o que as Teles estão fazendo para resolver esse problema. "Caso essa reunião não tenha o resultado esperado, poderemos pensar em medidas para exigir o comprometimento delas em melhorar esse serviço", disse o presidente da AL, referindo-se a uma possível abertura de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Telefonia.

Ministério Público

Já o corregedor-geral substituto do MPE (Ministério Público Estadual), Antônio Siufi Neto, que também participou da reunião, disse que considera muito importante a iniciativa da Assembleia e da Fiems. "Estamos prontos para contribuir," alertou. O 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Antonio Carlos Arroyo, informou que já existe um movimento nacional contra a má qualidade no serviço de telefonia móvel. "Hoje pagamos a 2ª maior tarifa do mundo de telefonia. Para se ter ideia, o crescimento dessas empresas foi de 1.200% de lucro, enquanto o investimento não passou de 63%. Eu já estou com um pedido de CPI pronto, mas acredito que primeiro precisamos ouvir os representantes das empresas para depois decidir o que deve ser feito", pontuou.

O deputado estadual Paulo Corrêa, acredita que a melhor solução seria, a princípio, convocar  uma audiência pública para discutir a questão, o que foi bem aceito pelo deputado estadual Amarildo Cruz. "Nessa audiência, poderemos constatar a precariedade do serviço de telefonia móvel que é oferecido pelas teles e assim poderemos dar o melhor encaminhamento", disse. A 3ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, Mara Caseiro, destacou que, além da má qualidade do serviço, atualmente os usuários de telefonia móvel são muito vulneráveis a todos os tipos de golpes por telefone. Também participaram da reunião os deputados Dione Hashioka, 2ª vice-presidente da Assembleia Legislativa, Júnior Mochi e Laerte Tetila.

PDR

Ainda durante o encontro, Sérgio Longen apresentou aos parlamentares estaduais o PDR (Plano de Desenvolvimento Regional), que é o novo modelo de relacionamento entre o Sistema Indústria e as Prefeituras do interior do Estado para a distribuição dos serviços oferecidos pelo Sesi e Senai, e detalhou os investimentos em obras e no oferecimento de cursos gratuitos de qualificação profissional e de inclusão digital distribuídos por 45 municípios. "O PDR busca contribuir de forma decisiva para o desenvolvimento do ambiente de negócios e da competitividade empresarial nas cidades do interior do Estado. Essa ação é o primeiro passo para a mudança do perfil das Prefeituras, construindo uma nova forma de atuação do Sistema Fiems nos municípios, além de colaborar com a criação de um ambiente mais favorável para a atração de mais empresas", ressaltou.

O presidente da Fiems deseja a participação dos deputados estaduais na difusão do PDR para levar o desenvolvimento industrial para outras regiões do Estado, distribuindo as instalações de novos empreendimentos pelos municípios sul-mato-grossenses. "Esperamos contar com o envolvimento dos parlamentares para que possam contribuir para a adesão dos prefeitos ao Programa. Por isso, precisamos que os deputados falem com as suas bases nos municípios", disse. Já o deputado Jerson Domingos ressaltou que a entidade pode contar com o apoio irrestrito da Casa de Leis em prol do desenvolvimento industrial do Estado.

Já no que se refere ao oferecimento de cursos gratuitos de educação profissional por parte do Senai, o presidente da Fiems comunicou aos deputados estaduais que, no âmbito do Senai Educa Qualificação, serão disponibilizados ao longo deste ano 52.777 vagas gratuitas em 269 cursos distribuídos por 45 cidades do Estado, com destaque para Campo Grande, com 17.771 vagas, Dourados, com 6.598, Três Lagoas, com 5.646 vagas, e Corumbá, com 5.045 vagas. Ele também acrescentou que, na Capital, o Sistema Indústria desenvolve o Programa Ação Fiems, que leva os cursos gratuitos de qualificação profissional do Senai e os de inclusão digital do Sesi até os bairros da cidade. "Temos como meta o preenchimento de 5.700 vagas em 19 cursos, beneficiando todas as regiões de Campo Grande", informou.

Relacionadas

Leia mais

Brasil precisa investir no desenvolvimento regional, afirmam especialistas
FIEMS realiza em Dourados curso sobre Normas Regulamentadoras que mais impactam a indústria
Unidades móveis reforçam ações de qualificação profissional do Senai no Estado

Comentários