Imagine voltar para casa à noite com fome e preparar uma refeição de carne e legumes em apenas três minutos. O produto foi a proposta vencedora da Batalha BRFoods/SENAI, elaborada pelo estudante Marlon Thiago de Carvalho, 22 anos. A disputa apresentada em abril de 2012 desafiou estudantes a aumentarem a frequência de consumo e o volume de compra de alimentos de preparo rápido, nas classes D e E, nos próximos 10 anos.
Aluno do curso técnico em alimentos do Centro de Educação Profissional de Toledo, no interior do Paraná, Marlon diz que se preocupou em elaborar algo que fosse rápido e prático, do ponto de vista do consumidor, e também que permitisse o reaproveitamento de matéria prima por parte da empresa. E eis que nasceu o Cup Meat, uma espécie de carne no copo, preparada em três minutos.
“Para chegar ao produto, usei tudo o que aprendi no curso técnico”, afirma Marlon, ao citar aspectos da tecnologia, uso de matérias primas, conservação e embalagem dos produtos. Pelo resultado, Marlon receberá um prêmio de R$ 5 mil. Mais R$ 10 mil serão divididos entre os concorrentes que ficaram em até 20º lugar.
O prêmio ainda não tem destino certo nos planos de Marlon. Já a tecnologia de alimentos, sim. Ainda durante a batalha, Marlon iniciou o curso de graduação em tecnologia de alimentos e não pensa mais em sair desta área e, quem sabe, voltar para a indústria de alimentos. Atualmente, Marlon concilia os estudos com o trabalho em um laboratório, onde realiza análises microbiológicas de produtos do setor.
PREPARAÇÃO – Foram dois meses de trabalho entre o recebimento do desafio e a apresentação do projeto. Marlon, que foi orientado pela professora da área de alimentos e bebidas Rosimeri Engelsing, teve de realizar pesquisas, elaboração do prato, testes de ingredientes e sabores, entre outras ações.
No desafio apresentado, a BR Foods apresentou seu histórico, seus produtos mais vendidos, e os estudantes deveriam criar um produto direcionado para as classes D e E. Participaram do desafio alunos de cursos técnicos, superiores e de pós-graduação do SENAI, além de docentes SENAI e bolsistas do Edital SENAI SESI de Inovação e universidades parceiras.
A EMPRESA – A BRFoods foi criada com a associação entre Perdigão e Sadia. Atua nos segmentos de carnes (aves, suínos e bovinos), alimentos industrializados (margarinas e massas) e lácteos, com marcas consagradas como Perdigão, Sadia, Batavo, Elegê, Qualy, entre outras.
Com faturamento líquido de R$ 25,7 bilhões, registrado em 2011, a BRF é uma das maiores exportadoras mundiais de aves. Responde por mais de 9% das exportações mundiais de proteína animal e é a única companhia do Brasil com rede de distribuição de produtos em todo o território nacional.
A empresa exporta para mais de 140 países; opera 61 fábricas no Brasil, distribuídas em 11 estados, e sete no exterior - Argentina, Reino Unido e Holanda. Mantém mais de 20 escritórios comerciais no exterior e está entre as principais empregadoras do país, com cerca de 119 mil funcionários.