Especialistas do SENAI vão propor soluções para aumentar a produtividade de indústrias de suínos, frangos e ovos

Acordo de cooperação fará com que especialistas ponham à mesa soluções tecnológicas para o setor agroindustrial

A consultoria prestada pelo SENAI engloba também a análise de requisitos e uso de estrutura laboratorial para o cumprimento de normas sanitárias

Os presidentes da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, e da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, assinaram, na última quarta-feira (20), acordo de cooperação para que especialistas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) apresentem soluções tecnológicas destinadas a aumentar a produtividade de agroindústrias produtoras e exportadoras de suínos, frangos e ovos.

O SENAI vai fazer um diagnóstico dos desafios enfrentados pelo setor, após visitar associadas à ABPA, e apresentar propostas em diversas áreas. Um ramo principal do trabalho será indicar soluções em automação que permitam às empresas adotar tecnologias digitais para integrar as diferentes etapas da sua cadeia de produção, a chamada indústria 4.0. Os técnicos devem sugerir também medidas para elevar a eficiência energética dessas indústrias e reduzir o consumo desnecessário de matéria-prima, por exemplo. O objetivo final é um ganho de produtividade médio de 20% com a otimização dos processos de manufatura.

Se for necessário desenvolver novas tecnologias voltadas especificamente ao setor, as empresas têm a possibilidade de lançar desafios a empreendedores de todo o país por meio do Edital SENAI SESI de Inovação. O fundo conta com R$ 23,6 milhões este ano para financiar o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços inovadores. O SENAI possui uma rede nacional de 25 Institutos de Inovação e 57 Institutos de Tecnologia para concretizar essas novas ideias.

A consultoria prestada à ABPA engloba ainda a análise de requisitos e uso de estrutura laboratorial para o cumprimento de normas sanitárias fixadas por órgãos nacionais e estrangeiros. As empresas representadas pela associação são fortemente exportadoras. O Brasil foi o terceiro maior produtor de frangos do mundo em 2014 e ficou em quarto lugar no ranking global de produção de suínos, de acordo com dados da entidade, que reúne 140 empresas.

“Com essa parceria, o SENAI vai ajudar as empresas do setor a detectar as barreiras que as impedem de avançar em termos de produtividade, eficiência e inovação e propor soluções para resolver esses gargalos”, explica o gerente de Inovação do SENAI, Mateus Simões.

“É fundamental que possamos contribuir com o processo de inovação tão necessário para manter a competitividade no setor”, reforça o presidente-executivo da ABPA, Francisco Turra. “Inovação é um dos custos invisíveis mais pesados para uma empresa, que pode se tornar uma ameaça à sua presença no mercado”.

SAIBA MAIS - Conheça os serviços oferecidos pelo SENAI em inovação e tecnologia.

Relacionadas

Leia mais

SENAI reúne especialistas para discutir perfis de profissionais do futuro
SENAI reúne empresários, governo e especialistas para discutir modelo de educação profissional
Seminário internacional debate segurança e saúde na agroindústria

Comentários