Conheça os 25 cases do SENAI que serão apresentados no Congresso de Inovação

Vencedores do Summit P&D + Impacto serão escolhidos por meio de votação

Homem manipula sistema em tablet para acionar robô

Além dos painéis de debate com os maiores nomes da inovação mundial, o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria preparou um momento para prestigiar os cases mais inovadores desenvolvidos pelos Institutos SENAI de Inovação (ISI) e de Tecnologia (IST). O Summit P&D + Impacto vai premiar os três melhores projetos a partir de uma votação eletrônica para quem estiver participando do congresso.

Ao todo, são 25 cases divididos em seis categorias: Saúde Acessível, Transição Energética, Recursos Renováveis, Economia Circular, Cadeia de Valor Digitalizada e Aliança para I4.0. Eles serão apresentados no dia 9 de março e o anúncio dos vencedores será no dia 10. Conheça cada um dos cases e como votar por meio do Linkedin do SENAI.

Entre os projetos, está a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pelo Instituto SENAI de Inovação de Sistemas Avançados de Saúde em parceria com a empresa americana HDT Bio Corp. O imunizante integra um plano de desenvolvimento global que está sendo realizado no Brasil, Estados Unidos e Índia, por meio da parceria entre as três instituições: SENAI CIMATEC e HDT Bio Corp.

Outro projeto é o Snake Robot, desenvolvido pelo ISI Sistemas de Manufatura de Santa Catarina e a Embrapii, em parceria com a General Motors. Ele imita uma cobra e possui maior variedade de movimentos, acessando áreas de difícil acesso no setor de montagem de automóveis.

Também concorre ao Summit P&D o projeto em parceria com a Polyano. A partir do Conceito Circular, ele foi criado para transformar resíduos têxteis sintético em matéria-prima, contribuindo com o meio ambiente e distribuindo renda para a população que trabalha no setor de reciclagem. Ele foi desenvolvido pelo SENAI CETIQT, do Rio Grande do Sul.

Do Instituto SENAI de Tecnologia do Couro e Calçado e Laboratório Aberto de Campina Grande, na Paraíba, a novidade foi a criação de um pneu que não fura a partir de resíduos de borracha. A partir deste material, uma manta para isolamento acústico é produzida dando mais resistência aos pneus, que não furam e duram três vezes mais do que os convencionais. 

Conheça os cases

Relacionadas

Leia mais

Abertas as inscrições para o 9° Congresso de Inovação da Indústria
5 motivos para você não perder o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria
8 profissionais de referência que estarão no Congresso de Inovação

Comentários