Centro de Dourados classifica 2 projetos para etapa nacional do Inova Senai

CetecSenai Dourados classificou projetos de inovação industrial nas áreas do vestuário e alimentos para a categoria produto inovador da etapa nacional do Inova Senai 2012

O CetecSenai Dourados classificou dois projetos de inovação industrial nas áreas do vestuário e alimentos para a categoria produto inovador da etapa nacional do Inova Senai 2012, que é direcionado a alunos, técnicos e docentes para captar e premiar trabalhos de inovação desenvolvidos e alinhados às demandas da indústria e do mercado. Trata-se do colete multicamping, que se transforma em uma rede de descanso e pode ser amarrado em árvores ou suportes, e do pão de queijo light, que tem a adição de cenoura para proporcionar mais vitaminas e fibras, resultando em um produto de menor valor calórico e com custo de produção menor.

Segundo o técnico da gerência de tecnologia e inovação do Senai de Mato Grosso do Sul, Ricardo Fernandes, a classificação desses dois projetos evidencia que a entidade está no caminho certo e que os alunos e docentes demonstram espírito empreendedor, vocação, capacidade de inovar, raciocínio lógico e competências técnicas integrados com às industrias. “Os dois trabalhados do Estado selecionados serão julgados entre 12 e 17 de novembro, durante a realização da Olimpíada do Conhecimento do Senai, em São Paulo (SP). Eles estão sendo desenvolvidos pelo CetecSenai Dourados, por meio de sua equipe técnica e alunos desde 2010”, informou.

O gerente do CetecSenai Dourados, Gilberto Evidio Schaedler, destaca que a inovação tem um papel fundamental para as expectativas frente aos desafios da indústria. “Temos o nosso trabalho alinhado com isso e em condições de contribuir com o setor industrial do Estado, o que nos deixa muito animados”, disse, acrescentando que ambos os projetos são frutos do trabalho que a equipe técnica desenvolve em suas ações em sala de aula, debates e serviços técnicos junto às indústrias. Paralelamente à apreciação dos trabalhos na etapa nacional, ele informa que estão sendo feitos contatos e alinhamentos nas indústrias interessadas em desenvolver ambos os produtos para eventual comercialização. “A partir disso, serão feitas ações complementares de adequação dos produtos nos âmbitos legais da legislação, normas técnicas, embalagens e regularização”, explicou.

Os projetos

No caso do colete multicamping, o projeto foi desenvolvido pelas instrutoras Daniely Aparecida Sotolani Nascimento e Tatiane Forti junto com a aluna Jacira Vasconcelos de Oliveira e Fernanda Francisca da Silva, enquanto o pão de queijo light é fruto do trabalho dos instrutores Neilson de Souza Braga, Verônica Seixas Arcanjo e Juliano Lopes com a aluna Andréia Ferreira Lourenço. O colete é um produto inovador com um diferencial para moda e vestuário brasileiro, idealizado para práticas esportivas ao ar livre, leve e resistente, apresentando vários compartimentos que auxiliam no transporte de objetos pessoais que ao ser desdobrado de forma fácil e rápida se transforma em uma rede de descanso podendo ser amarrado em árvores ou suportes.

“O colete é feito com tecido de alta resistência com costura e linhas adequadas para suportar o peso do corpo através do ombro e da cintura, com apoio de cordas para serem amarradas em pontos de apoio e fornecer através da própria roupa um dispositivo para descanso”, detalhou a instrutora Daniely Sotolani. A aluna Jacira Vasconcelos de Oliveira acrescenta que a ideia surgiu durante uma aula de design em que o objetivo era criar um produto diferente. “O desafio foi confeccionar um produto destacando os benefícios que poderia trazer e, no caso do colete, ele também pode ser usado de maneira a equilibrar o peso quando carregado com os equipamentos de práticas esportivas, prevenindo problemas de colunas”, explicou.

Já o pão de queijo light tem pouca gordura graças à substituição parcial do queijo por cenoura, tornando-o um produto rico em vitaminas e fibras, além de ter menor valor calórico e com custo de produção mais atrativo. “A proposta foi proporcionar ao mercado um produto tradicional adicionado a um alimento rico em fibras dietéticas, antioxidantes, minerais e betacaroteno. Essa combinação resulta em pão de queijo mais atraente do ponto de vista nutricional, por apresentar menor valor calórico e maior biodisponibilidade de nutrientes, além de apresentar palatabilidade e cor agradável ao consumo de um público específico: as crianças”, disse o instrutor Neilson Braga, completando que para manter o sabor do famoso pão de queijo e adicionar um diferencial foram feitos diversos testes. “Nesta receita utilizamos apenas 15% de queijo e 75% de suco de cenoura, que é utilizado para hidratar o polvilho”, completou.

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