Alagoano supera robô que desafiou Dilma e Alckmin

Darilton de Lima Pinheiro foi o único a vencer o desafio proposto pelo robô, cuja apresentação para os visitantes diz: “Na disputa homem X máquina quem será mais rápido e preciso?”

Uma das principais atrações da Olimpíada do Conhecimento do SENAI, que termina hoje no  Anhembi, em São Paulo, é a exposição Indústria do Futuro. Na mostra, o robô Kuka KR 16 convida os participantes a disputar um jogo que exige habilidade manual e calma.  Cerca de 6 mil visitantes, segundo os organizadores da exposição, já desafiaram a máquina e foram derrotados, entre eles a presidente Dilma Rousseff, que abriu a mostra, na quarta-feira, 14, e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. 

Na quinta-feira, 15, Kuka, encontrou um parceiro à altura: o alagoano Darilton de Lima Pinheiro, 22, instrutor de mecatrônica do SENAI, que participa da Olimpíada como observador. Ele foi o único a vencer o desafio proposto pelo robô, cuja apresentação para os visitantes diz: “Na disputa homem X máquina quem será mais rápido e preciso?” 

A prova do robô Kuka consiste em conduzir uma arruela por uma estrutura metálica de formato irregular por um trajeto de ida e volta. O desafio é fazer isso sem que a arruela encoste no metal.  A máquina faz a  tarefa junto com o público – sempre muito mais rápido e jamais erra.  

Darilton, que fez curso de mecatrônica no SENAI, e hoje curso o engenharia em uma universidade privada em Maceió, afirma ter ficado surpreso ao saber ter sido o único a vencer o desafio.  Segundo ele, a prova exige mão firme para evitar que a arruela encoste na estrutura metálica, mas sobretudo tranquilidade. “Tem que ter calma porque você fica lá jogando e aquele monte de gente secando você e ainda torcendo pelo robô”, diz. Como prêmio pela vitória ganhou a réplica da máquina que tem aplicações na indústria automotiva entre outras.

EXPOSIÇÃO – A exposição Indústria do Futuro, onde está o robô Kuka, mostra a evolução de tecnologias. Transporta os visitantes pelas fases de produção industrial, usando como ponto de partida a década de 70 até atingir a montagem automatizada de uma aeronave.

O gerente Executivo de Tecnologia e  Inovação do SENAI, Jefferson Gomes,  explica que o objetivo da exposição é mostrar as tecnologias usadas nos cursos dos SENAI. “Pensamos em um futuro próximo trabalhamos nessa mostra com tecnologia e patentes brasileiras”, afirma Gomes. “Fizemos isso para mostrar aos alunos que nos visitam que as escolas do SENAI estão prontas para oferecer tecnologia de ponta e que a educação profissional oferece carreiras promissoras.”

Relacionadas

Leia mais

SENAI de Santa Catarina inaugura seu primeiro Laboratório Aberto de Inovação
SENAI é o principal parceiro da indústria brasileira há 75 anos
11 depoimentos de empresários, políticos, educadores e estudantes que comprovam a excelência do SENAI

Comentários