Estudo da CNI sobre obras paradas é destaque no programa GloboNews Alexandre Garcia

Especialista em Infraestrutura da CNI Ilana Ferreira foi uma das entrevistadas. Segundo ela, impacto de paralisações é gigantesco em razão do recurso que não traz retorno e da perda da sociedade ao não ter aquele serviço prestado

O programa GloboNews Alexandre Garcia, veiculado nesta quarta-feira (11), teve como tema o estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) Grandes obras paradas: como enfrentar o problema. O trabalho, que faz parte dos 43 documentos que a CNI entregou na semana passada aos candidatos à Presidência da República, mostra que 2.797 obras públicas estão paralisadas no país, sendo 517 na área de infraestrutura. A especialista em Políticas e Indústria da CNI Ilana Ferreira, da Gerência Executiva de Infraestrutura, foi uma das entrevistadas do programa e ao lado do professor da Universidade de Brasília (UnB) José Carneiro da Cunha, especialista em gestão pública.

Uma reportagem inicial do programa detalhou os atrasos e até o abandono de algumas obras estratégicas para a mobilidade urbana, como as do BRT de Goiania e a construção dos VLTs de Brasília e de Cuiabá. No programa, o jornalista Alexandre Garcia também destacou os valores desembolsados, acima da previsão inicial, nas construções da Ferrovia Transnordestina, da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e no Projeto de Integração do Rio São Francisco. Garcia mencionou dado da CNI, segundo o qual quase R$ 11 bilhões foram investidos sem retorno para a sociedade.

“O impacto desse tipo de paralisação é gigantesco, não só pelo recurso que foi disponibilizado para essa obra que não trouxe retorno, que poderia ter sido aplicado em outros empreendimentos, quanto também pelo que a sociedade perdeu ao não ter aquele serviço prestado”, disse Ilana Ferreira.

SAIBA MAIS - Assista ao programa na íntegra no site da Globo, que exige senha.

Relacionadas

Leia mais

Brasil desperdiça dinheiro público com  517 obras de infraestrutura paralisadas
Série especial apresenta propostas para o Brasil crescer mais e melhor
Modernização da infraestrutura no Brasil exige investimentos equivalentes a 4,15% do PIB ao ano

Comentários