Empresários de MT discutem benefícios ao instalar indústrias na ZPE de Cáceres

Segundo Olegário Campos, industrial do ramo de tintas, Zona de Processamento de Exportação de Cáceres pode tornar empresas mais competitivas no mercado internacional

“Nós, empresários, precisamos aderir alternativas viáveis para ficarmos cada vez mais competitivos no mercado internacional, e a ZPE (Zona de Processamento de Exportação) de Cáceres permitirá que isso aconteça com benefícios, como a isenção de impostos”, afirmou o industrial do ramo de tintas, Olegário Campos, que atua há 45 anos em Mato Grosso. Ele foi um dos 33 empresários que participou do ‘Bate-Papo’ promovido nesta terça-feira (22) pela Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), por meio do Centro Internacional de Negócios (CIN-MT), que explanou as oportunidades de implantar uma indústria na ZPE.

O empresário do segmento de aquicultura, Manoel Padilha, também demostrou interesse em assinar a carta de intenção para se instalar no local. “Estamos com um projeto inovador em Mato Grosso, na construção de tanque-rede com capacidade para criação de peixe em larga escala. Nossa intenção é implantar um frigorifico na ZPE de Cáceres, com foco na exportação”, disse Padilha.

De acordo com o presidente da Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC), Pedro Lacerda, já foram assinadas 17 cartas de intenção para instalação de empresas no parque industrial de Cáceres. “Essa carta tem o objetivo de identificar nesta primeira fase o perfil das indústrias, que terão de elaborar um projeto conforme estabelece a resolução nº 3, do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE)”, explicou Lacerda, ao ressaltar que área total da ZPE corresponde a 240 hectares.

Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, a ZPE – luta antiga da Federação e agora concretizada – vai proporcionar o desenvolvimento das indústrias do Estado. “Os benefícios aos empresários são a suspenção de impostos e contribuições nas aquisições no mercado interno e nas importações, como, por exemplo, na importação de maquinário e compra de matéria-prima para agregar valor na produção”, ressaltou Milan, ao afirmar que a Fiemt ficou incumbida de ajudar a inserir os potenciais investidores na ZPE.

Durante o Bate-Papo, o secretário executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Gustavo Fontenele, apresentou os principais benefícios tributários, administrativos, e cambiais das ZPEs, o processo de implantação e mostrou dados do perfil exportador de Mato Grosso. “As ZPEs têm objetivo de aumentar o poder de competitividade com o mercado internacional, difundir novas tecnologias e práticas mais modernas de gestão, bem como corrigir desequilíbrios regionais”, pontuou.

Homologação – Ontem (21) foi realizado o ato de homologação para início das obras de implantação da ZPE de Mato Grosso, com sede em Cáceres. O documento foi entregue ao governador Silval Barbosa pelo secretário executivo do CZPE, Gustavo Fontenele. O governo do Estado vai injetar R$ 6 milhões para as obras de infraestrutura mínima, que englobam desde balanças, galpões, distribuição de energia elétrica e água, além do local de alfandegamento. As obras estão previstas para começar 90 dias após a autorização do projeto executivo.

Relacionadas

Leia mais

Conselho Nacional das ZPEs vem a MT para discutir a implantação da área em Cáceres
Senai-MT atende 95% dos municípios de MT por meio da formação profissional itinerante
Média salarial de técnicos formados no Senai-MT é maior que do país

Comentários