Vencedores da Olimpíada do Conhecimento serão conhecidos na noite deste domingo

Serão premiados os competidores que obtiveram as melhores avaliações nos Desafios por Equipes , no Grand Prix de Inovação e no Desafio de Projetos Integradores e na Inova SENAI

Olimpíada do Conhecimento atraiu mais de 75 mil visitantes nos três primeiros dias da maior competição de educação profissional das Américas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Social da Indústria (SESI) anunciam neste domingo, 13 de novembro, às 19h, em Brasília, os vencedores da 9ª edição da Olimpíada do Conhecimento. Serão premiados os competidores que obtiveram as melhores avaliações nos Desafios por Equipes , no Grand Prix de Inovação, no Desafio de Projetos Integradores e na Inova SENAI. Também serão anunciados os vencedores dos Desafios por Equipes.

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das Américas. Realizada pelo SENAI e o SESI, a competição ocorre de dois em dois anos em diferentes cidades do Brasil. Neste ano, o torneio, que começou na quinta-feira, dia 10 e termina amanhã, 13, reúne 1.200 competidores em uma estrutura de 50 mil metros quadrados, montada na área externa do Ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Eles competiram nas seguintes modalidades:

Desafios por Equipes: Cada equipe recebeu recursos para desenvolver produtos e soluções para facilitar o dia a dia das pessoas. Foram sete desafios, nas áreas de:

  • Construção e edificações – Os estudantes projetaram e construíram uma casa popular inteligente e sustentável, levando em consideração o conforto, aproveitamento de água e a redução do consumo de energia.
     
  • Tecnologias da informação e comunicação – Os competidores desenvolveram produtos ou softwares que contribuem para a redução do impacto social, econômico e ambiental de consumo tanto em residências, quanto em empresas.
     
  • Engenharias agrícola e pecuária – Os alunos apresentaram projetos capazes de aumentar a produção leiteira, contribuindo para o desenvolvimento tecnológico do setor agropecuário.
     
  • Moda e criatividade – Os estudantes customizaram peças de roupas de fábrica, transformando-as em novas peças ou acessórios exclusivos e desenvolveram roupas com características funcionais.
     
  • Tecnologia e manufatura e engenharias – Os competidores desenvolveram o projeto e fabricaram um carro conceito compartilhável com autonomia para percorrer trajetos urbanos com zero emissão de poluentes.
     
  • Transporte e logística – Os estudantes customizaram um veículo. As modificações comtemplaram motorização, suspensão, som e pintura.
     
  • Serviços – As equipes produziram pratos saudáveis para serem servidos durante um evento, cujos convidados eram pessoas de diferentes idades e com restrições alimentares.
     

Grand Prix de Inovação: É uma competição colaborativa de criação de ideias inovadoras para resolver desafios reais das indústrias. Neste ano, os competidores tiveram de apresentar soluções para os desafios das empresas Bosch, O Boticário, Renault e Lakes Fish.

Desafio de Projetos Integradores: A proposta era desenvolver um projeto para resolver problemas reais da indústria brasileira. Para participar do desafio, os estudantes formaram equipes com até quatro integrantes, envolvendo, no mínimo, dois cursos técnicos. Os professores orientaram o desenvolvimento dos projetos.

Inova SENAI: Estudantes e docentes do SENAI desenvolvem projetos inovadores nas modalidades de produto ou de processos industriais. Neste ano, 30 projetos correrem aos prêmios da Inova SENAI.

Leia todas as notícias sobre a Olimpíada do Conhecimento. Clique aqui.

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SENAI brilham em noite de moda no Museu do Amanhã
Olimpíada do Conhecimento prova que curso técnico é caminho para carreira de sucesso, diz diretor-geral do SENAI
Brasil precisa aperfeiçoar legislação de preços de transferência, diz Robson Braga de Andrade

Comentários