Torneio de Robótica 2016/2017 começa em novembro. Faça a sua inscrição!

Depois de se cadastrar no site do Torneio de Robótica , as equipes podem confirmar a inscrição para os torneios regionais, dependendo da disponibilidade de vagas

As melhores equipes da fase regional garantem vaga para a etapa nacional, em 2017

Começa em novembro a etapa regional do Torneio de Robótica organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) . A primeira disputa acontece em Indaiatuba (SP), no dia 19 de novembro. Depois de se cadastrar no site do Torneio de Robótica , as equipes podem confirmar a inscrição para os torneios regionais, dependendo da disponibilidade de vagas. Se houver vagas, os times interessados ainda poderão se inscrever nas semanas que antecedem o evento em qualquer cidade. Cada equipe pode participar de apenas um torneio regional. Na dúvida, procure o SESI do seu estado. Veja o calendário da fase regional 

Cada equipe é formada por estudantes de 9 a 16 anos, de escolas públicas e particulares. Grupos de amigos também podem participar. É só montar a chamada equipe de “garagem”, que não precisa ter vínculo com escolas. O times podem ter de dois a 10 competidores, mas o SESI recomenda um mínimo de quatro participantes, devido ao grande número de atividades durante a competição. As melhores equipes da fase regional garantem vaga na etapa nacional, em 2017. 

Com o desafio Animal Allies (animais aliados), a nova temporada incentiva os estudantes a pesquisar a relação entre humanos e animais, sobre como um interfere na vida do outro. É o caso, por exemplo, das consequências de um desmatamento. Durante a competição, o que as equipes descobrirem será compartilhado em projetos de pesquisa. Os times também mostram na prática o que aprendem com as missões que serão realizadas pelos robôs de Lego. As máquinas precisam, por exemplo, resgatar animais em áreas de risco. Esses robôs são montados e programados pelos próprios estudantes. 

Na última temporada, 500 times de escolas públicas e particulares participaram da fase regional. Foram mais de 4 mil competidores. A etapa nacional foi realizada em Brasília, em março deste ano, com as 77 equipes classificadas de todo o país. Desse total, 19 se classificaram para disputas internacionais nos Estados Unidos, Espanha, Filipinas e Austrália. 

APRENDER FAZENDO – Ao levar a robótica para as salas de aula, o SESI quer estimular o interesse das crianças e adolescentes pelas áreas de química, física, matemática, engenharias e novas tecnologias. O que parece uma brincadeira com robôs é, na realidade, uma forma inovadora de ensino. É assim que a robótica influencia na formação de futuros engenheiros e promove melhor aprendizado entre estudantes 

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica FLL, em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca). 

SOBRE A INSCRIÇÃO - A inscrição do time no site do Torneio de Robótica é uma manifestação de interesse em participar da etapa regional. A confirmação se dará pelo operador do estado, que prestará os esclarecimentos necessários e informará as condições para participação da equipe. Confira os prazos para se inscrever por estado: 

Data limite inscrição 
Amazonas  31/10 
Bahia  25/10 
Espírito Santo  31/10 
Goiás  28/10 
Minas Gerais  20/12 
Pernambuco  16/01 
Paraná  08/10 
Rio de Janeiro  31/10 
Rio Grande do Norte  08/10 
Rio Grande do Sul  15/10 
Santa Catarina  30/11 
São Paulo  18/10 


Reportagem atualizada no dia 18 de outubro, por conta da alteração no calendário da etapa regional. A disputa que começaria no fim deste mês,em Mauá (SP), foi adiada para novembro, na cidade de Indaiatuba (SP).

Relacionadas

Leia mais

6 soluções geniais da robótica para melhorar a qualidade de vida dos animais
Rio Grande do Sul promove seletiva do torneio de robótica First Lego League neste sábado (18)
5 motivos pra você visitar o Torneio Nacional de Robótica

Comentários