Sesi vai incluir uso do Lego nas bibliotecas da Indústria do Conhecimento

Para promover o desenvolvimento da educação tecnológica, as 36 unidades distribuídas por 32 cidades do Estado passarão a utilização o brinquedo de encaixe como ferramenta de aprendizagem

Para promover o desenvolvimento da educação tecnológica, o Sesi lança, nesta quarta-feira (06/11), às 19 horas, no auditório térreo do Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS), o Projeto "Sesi e Lego nas Bibliotecas da Indústria do Conhecimento", que vai expandir a utilização do Lego - tradicional brinquedo de encaixe que permite inúmeras combinações associado a um sistema de programação - como ferramenta de aprendizagem nas 36 unidades da Indústria do Conhecimento distribuídas por 32 cidades do Estado.

Além disso, o Sesi também vai disponibilizar o Projeto Pupa, que trabalha para aprimorar o processo de construção da inteligência na primeira infância ao fornecer cursos gratuitos voltados para mães, pais, babás e demais cuidadoras de crianças de 0 a 6 anos de idade da comunidade em geral. Segundo o superintendente do Sesi, Michael Gorski, ambos os projetos são pioneiros em Mato Grosso do Sul. "O Lego Zoom já integra a metodologia de ensino nas escolas do Sesi no Estado e auxilia no aprendizado de forma prática. Agora, o programa será ofertado nas bibliotecas como um reforço escolar, uma atividade extracurricular", afirmou.

Ele explica ainda que a utilização do Lego será dividido em Programa Lego Education Genius e Programa Lego Education Líder, sendo que o primeiro é voltado para alunos de 6 a 9 anos de idade e utiliza a robótica educacional como ferramenta de aprendizagem com o intuito de estimular, de forma lúdica, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe. Já o Lego Education Líder é focado no público infanto-juvenil, de 10 a 15 anos, é um programa que visa estimular e desenvolver atitudes como empreendedorismo, liderança e trabalho em grupo, utilizando a robótica educacional. 

Pupa

O Projeto Pupa é voltado para o aprimoramento do processo de construção da inteligência na primeira infância, fornecido às mães, pais, babás e demais cuidadoras de crianças de 0 a 6 anos de idade. Organizados por especialistas na área de pedagogia e desenvolvimento infantil, os cursos do Pupa inovam ao realçar a importância das brincadeiras, da música e da literatura no desenvolvimento cerebral da criança.

Michael Gorski explica que a intenção é oferecer para as pessoas que cuidam de crianças e adolescentes novas ferramentas de aprendizado. "O objetivo do Projeto Pupa é dar às crianças a oportunidade de se tornarem adultos vencedores e bem preparados para todas as fases da vida. Por isso, ele fornece a mães, pais, cuidadoras e babás informações e ferramentas que os ajudem a estimular o pleno desenvolvimento infantil, transformando-os em agentes ativos no momento mais crítico da formação das capacidades, cerebrais, sociais e emocionais do ser humano", pontuou.

Os cursos oferecidos pelo Projeto Pupa são focados em cinco pilares básicos para o desenvolvimento na primeira infância: brincar; música e literatura; afeto; saúde e ambiente lúdico e seguro. Esses cursos foram organizados por alguns dos maiores especialistas do país em educação e desenvolvimento infantil. O Projeto Pupa é parceiro da Lego Foundation, que fornece kits criados para aprimorar o processo lúdico do desenvolvimento.

Serviço - O Edifício Casa da Indústria fica na Avenida Afonso Pena, 1.206, Bairro Amambaí, em Campo Grande (MS)

Relacionadas

Leia mais

Rio Pardo terá Sesi Indústria do Conhecimento
Descontração marca abertura da Etapa Nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League
Sesi capacita professores para uso de Lego em sala de aula

Comentários