Sesi lança neste sábado na Capital o Projeto Arte no Canteiro

Projeto contará com apresentações teatrais para educar sobre a prevenção aos acidentes de trabalho

Para sensibilizar os trabalhadores das indústrias da construção civil por meio de apresentações teatrais nos canteiros de obras espalhados por Mato Grosso do Sul, o Sesi vai lançar, neste sábado (01/12), às 10 horas, no canteiro da MRV Engenharia localizado na Avenida Senador Antônio Mendes Canale, no Bairro Pioneiros, em Campo Grande (MS), o Projeto Arte no Canteiro. A intenção é destacar a prevenção aos acidentes de trabalho, combater o desperdício de material de construção e de tempo, bem como o alcoolismo, além de estimular o uso racional da água e de energia elétrica e contribuir com a limpeza dos canteiros de obras.

Segundo a gerente de educação e cultura do Sesi, Simone Figueiredo Cruz, a expectativa é atender pelo menos 8 mil trabalhadores da construção civil por meio de 80 apresentações em canteiros de obras localizados em todo o Estado. "A meta é alcançar até 100 trabalhadores por apresentação, sendo que neste primeiro dia de apresentações agendado para este sábado devemos chegar a 490 operários da MRV com três apresentações", informou.

Ela acrescenta que a iniciativa favorece a educação e a conscientização dos trabalhadores de uma forma lúdica e descontraída, pois o Projeto conta com uma estrutura que inclui palco montado com andaimes e guindaste de construção. "Esses guindastes transportarão os atores suspensos por cabos de aço. Além disso, os operários assistirão as apresentações sentados em tonéis e as peças terão uma linguagem musical para elucidar as orientações sobre o uso de equipamentos de segurança", detalhou.

Com duração de trinta minutos, a apresentação conta ainda com equipamentos de trabalho que ganham vida e se tornam os personagens da história. A peça apresenta três personagens principais: a "Pedrita Brito", a "Pá Tricia" e o "Carrinho". Outros personagens também fazem parte da encenação, como as luvas, os capacetes, as botas, os óculos de proteção, os cintos de segurança, as furadeiras, as britadeiras, as pás, os caixotes e os tonéis.

Relacionadas

Leia mais

CNI e SESI promovem debate sobre desafios da saúde suplementar
SESI desenvolve tecnologia para medir o retorno de investimentos de empresas em saúde
SESI patrocina Programa Dr. Saúde da Prefeitura de São Paulo

Comentários