SENAI forma campeões em competições e na carreira

Brasil foi o grande campeão da WorldSkills 2015, conquistando 31 medalhas na maior competição de educação profissional do planeta

Equipe do Brasil foi a grande campeã da WorldSkills São Paulo 2015

O Brasil foi o grande campeão da WorldSkills 2015, realizada em São Paulo, conquistando 31 medalhas na maior competição de educação profissional do planeta. Para a próxima edição do evento, que ocorre em outubro de 2017, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, o desafio brasileiro é manter-se no topo do pódio. Para tanto, os 46 competidores estão prestes a iniciar sua preparação para realizarem o sonho de manter no Brasil o título de melhor ensino profissional do mundo.

Desde 31 de outubro, os alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) selecionados para a WorldSkills 2017 iniciaram a rotina de dedicação em tempo integral para a competição. A primeira etapa consistiu de imersão de cinco dias, em Brasília, para exames de saúde e para traçar o perfil comportamental de cada um, voltado à preparação psicológica do competidor. Até o fim do ano, de volta aos respectivos estados, definirão um plano de desenvolvimento de competências para o aperfeiçoamento de suas habilidades.

Entre janeiro e setembro de 2017, os alunos entram numa espécie de “concentração”, para um período de nove meses de preparo num centro de treinamento, montado especialmente na capital federal, com dormitório, refeitório e estrutura de treino reproduzindo as mais de 30 modalidades técnicas. Cada ciclo de treinamento terá durarão de 21 dias por mês – nos dias restantes o aluno retorna ao estado de origem –, dando ideia do esforço e dedicação de cada aluno para se tornar um campeão.

Leia todas as notícias da Olimpíada do Conhecimento 2016. Clique aqui

A COMPETIÇÃO NACIONAL - A nona edição da Olimpíada do Conhecimento, maior campeonato de educação profissional das Américas, teve início em 9 de novembro, em Brasília. Realizada a cada dois anos, ela avalia o conhecimento e as habilidade de alunos do ensino profissional do país. Neste ano, 240 competidores participarão de um dos sete desafios que representam situações do dia a dia da indústria.

Assim como para a WorldSkills, os treinos para a OC2016, começaram com antecedência. Segundo o gerente de Tecnologias Educacionais do SENAI, Luiz Eduardo Leão, a maioria dos competidores da Olimpíada do Conhecimento começou a se preparar em fevereiro. “As equipes treinaram cerca de 10 horas por dia. Na reta final, treinaram de domingo a domingo”, informa. Para o gerente, “este treinamento é fundamental para que cada um dos alunos tenha um pleno domínio da profissão”.

"A prática leva à perfeição" - Gabriel Borba, competidor no desafio da Casa Inteligente

COMPETIDORES - “No treino a gente fica repetindo e repetindo os procedimentos e as técnicas para ter um melhor aproveitamento. A prática leva à perfeição, não é?”, explica Gabriel Borba, 20 anos, estudante do curso técnico de Edificações do SENAI de Taguatinga (DF) e que participa na modalidade de Construção e Edificações. Gabriel treinou a aplicação de revestimentos cerâmicos para ajudar a construir uma casa popular inteligente , desafio da Olimpíada do Conhecimento. “Os competidores do Brasil inteiro estão treinando muito, se eu quiser ganhar vou ter que dar o melhor de mim”, conclui.

Jonathan Silva é estudante do curso técnico de Mecânica do SENAI e é um dos integrantes da equipe do Distrito Federal na modalidade de Transporte e Logística para a OC2016. Para ele, participar da competição é uma forma de se capacitar ainda mais. “Tenho certeza que vou sair daqui muito qualificado e que essa competição vai me ajudar a crescer na carreira e a ter um futuro melhor.”

Para Luiz Eduardo Leão, os jovens que estão sendo preparados para as competições da educação profissional serão capazes tornar a indústria brasileira mais produtiva e mais competitiva. “Não estamos só qualificando eles no domínio de uma competência, mas também um alto nível de planejamento, de processo de execução, de técnicas. Este é o nível de excelência de que a indústria precisa”.

CAMPEÃO NA VIDA - Em 1995, com apenas 16 anos, André Luiz Freitas se formou eletricista de manutenção e instalação industrial e predial no SENAI em Taguatinga e, dois anos depois, foi chamado para participar do torneio nacional de profissões técnicas promovido na época. Foram oito meses de treino, conciliando trabalho e estudos, até vencer o torneio nacional, título que lhe rendeu o convite para participar da WorldSkills. Desafio aceito, passou a se dedicar integralmente e, aos 20 anos, conquistou o primeiro ouro brasileiro na modalidade.

Hoje empresário, André é sócio da Engeforce, empresa que vende, faz manutenção e fabrica componentes para geradores elétricos e hoje conta com dez funcionários. Ele afirma que todo o treinamento que teve no SENAI foi importante para se diferenciar no mercado de trabalho. “Inclusive, por conhecer a qualidade do SENAI, a maioria dos empregados da empresa passaram pelas salas de aula da instituição”, completa.

Veja a galeria de imagens da Olimpíada do Conhecimento 2016. Clique aqui

 

Leia também

 

Relacionadas

Leia mais

Seis equipes participam do desafio de tuning de carros na Olimpíada do Conhecimento 2016
SENAI abre mais de 32 mil vagas para cursos pagos e gratuitos em novembro
Indústria precisa qualificar 13 milhões de trabalhadores até 2020

Comentários