SENAI Amazonas terá primeiro representante em competições mundiais de educação profissional

Depois de conquistar a medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento, em 2014, na ocupação Vitrinismo, o amazonense Maurício Duarte Ferreira, 20 anos, foi confirmado como o primeiro representante do evento

Maurício se prepara para a WorldSkills

O SENAI Amazonas terá, pela primeira vez, um representante na WorldSkills Competition, disputa mundial de educação profissional, que este ano será realizado no Brasil, de 11 a 16 de agosto, em São Paulo. Depois de conquistar a medalha de ouro na Olimpíada do Conhecimento, em 2014, na ocupação Vitrinismo, o amazonense Maurício Duarte Ferreira, 20 anos, foi confirmado entre os 56 jovens profissionais técnicos brasileiros credenciados para participar desta que será a 43ª edição do evento, reunindo 1.230 competidores de mais de 60 países de cinco continentes.

Maurício Ferreira passou – e ainda passará - por várias etapas preparatórias, com aulas práticas e provas simuladas em cidades onde o Vitrinismo tem mais tradição, como São Paulo e Belo Horizonte. No início de maio, participou de um torneio internacional, na Finlândia, para disputar com representantes da Holanda, país de onde saiu o campeão dessa ocupação na WorldSkills de 2013. Na Finlândia, Maurício conquistou o segundo lugar.

“Conheci outra realidade, um local em que a maioria dos competidores treinava havia quatro anos. Na Finlândia percebi a importância de se aprofundar no aprendizado que começa na base do ensino médio. Agradeço por mais essa oportunidade do SENAI de me conceder a chance de ter uma visão de mundo, uma visão do mercado internacional da minha profissão”, avaliou Maurício.

Maurício exibe o ouro conquistado na Olimpíada do Conhecimento em 2014

SITUAÇÕES REAIS - Na WorldSkills Competition, assim como na Olimpíada do Conhecimento, os competidores precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados por suas habilidades técnicas e pessoais. Na Olimpíada, Maurício enfrentou seis competidores de outros estados e, na WorldSkills, terá nove concorrentes estrangeiros. “Não imaginava chegar tão longe. Ainda estou em pleno crescimento profissional e pessoal”, disse Maurício Ferreira.

A equipe do SENAI, formada por instrutores, psicólogo e coordenador pedagógico, treinou o aluno em áreas como a de tecnologia da informação, design em 2 e 3D, produtos e equipamentos, criatividade e precisão,  mas também treina para que o competidor aprenda a tomar decisões e solucionar problemas, além de administrar o tempo para executar as tarefas, sempre atento à questão da saúde e segurança no ambiente de trabalho.

O SENAI representa o Brasil na WorldSkills Competition desde 1983, acumulando 68 medalhas e 111 certificados de excelência, com significativa melhora nos últimos anos. Saiu de 28 competidores em 2011 para 56 neste ano, e de cinco medalhas em 2005 para 12 em 2013.

Com a 43ª edição, o torneio mundial é realizado pela primeira vez na América Latina. A competição ocorre a cada dois anos. O Brasil participa com 50 alunos do SENAI e seis do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial). Além do Amazonas, participam alunos do SENAI de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Alagoas, Mato Grosso, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Tocantins e Goiás.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: A WorldSkills vem aí. Você sabe o que é a competição?
Brasil conquista 2º lugar no mundial de profissões técnicas, a WorldSkills
Medalha na WorldSkills é importante na minha vida até hoje, diz primeiro campeão brasileiro

Comentários