Presidente da Fiems entrega em Coxim a 33ª biblioteca do Sesi no Estado

A unidade conta com acervo de mais de mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, dez computadores com acesso à Internet. Além disso, a partir de 2014, a unidade receberá os projetos Lego Zoom e Pupa como novas ferramentas de aprendizagem para os frequentadores da unidade

Com as presenças do senador Delcídio do Amaral e da secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, e o prefeito de Coxim, Aluizio São José, inauguraram, neste sábado (23/11), a 33ª Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Mato Grosso do Sul, que foi construída em terreno de 3.258 m² localizado na Avenida Salgado Filho, no centro da cidade. "Há exatos 4 meses assinamos a ordem de serviço para a construção dessa unidade e agora retornamos aqui com a grata satisfação de que conseguimos disponibilizar para Coxim os serviços do Sesi, Senai e IEL", disse.

Ele destacou que nesse período o Senai realizou 7 cursos gratuitos de qualificação profissional, que juntos capacitaram 217 trabalhadores, sendo que parte desses trabalhadores foi formada utilizando uma nova e moderna ferramenta: os containers salas de aula, que tem uma unidade instalada na Praça da Concha Acústica. "No mesmo período, o IEL encaminhou para estágio na Prefeitura Municipal mais de 40 estudantes e, agora, com essa biblioteca o Sesi poderá começar a atuar na cidade, com serviços de saúde, educação e lazer. Esperamos que a nossa parceria com o município de Coxim possa contribuir ainda mais com o desenvolvimento socioeconômico da região, possibilitando a atração de mais indústrias, que vão gerar mais empregos e, consequentemente, pagar melhores salários para a população", discursou.

Com a inauguração, Coxim passa a ser o 29º municípios do Estado a contar com uma unidade do Programa, que já beneficia Campo Grande (3), Três Lagoas (2), Dourados (2), Corumbá, São Gabriel do Oeste, Sidrolândia, Aquidauana, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, Rio Verde, Naviraí, Nova Andradina, Costa Rica, Iguatemi, Bataguassu, Rio Brilhante, Maracaju, Inocência, Paranaíba, Chapadão do Sul, Amambai, Sete Quedas, Aral Moreira, Aparecida do Taboado, Água Clara, Terenos, Cassilândia e Porto Murtinho, sendo que estão em fase de conclusão as bibliotecas de Brasilândia, Caracol e Nioaque.

A Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Coxim foi a 3ª construída com uma sala de 30 metros quadrados para oferecer os cursos de EaD (Educação a Distância) do Senai e os de Educação Continuada do Sesi, bem como um estacionamento para as unidades móveis das duas entidades. A unidade conta com acervo de mais de mil livros de diferentes níveis, dezenas de CDs e DVDs, dez computadores com acesso à Internet. Além disso, a partir de 2014, a unidade receberá os projetos Lego Zoom e Pupa como novas ferramentas de aprendizagem para os frequentadores da unidade.

O Lego Zoom, tradicional brinquedo de encaixe que permite inúmeras combinações associado a um sistema de programação, vai beneficiar crianças e jovens de 6 a 15 anos de idade, utilizando robótica educacional como ferramenta de aprendizagem com o intuito de estimular, de forma lúdica, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, bem como estimular e desenvolver atitudes como empreendedorismo, liderança e trabalho em grupo.

Já o projeto Pupa vai aprimorar o processo de construção da inteligência na primeira infância ao fornecer cursos gratuitos voltados para mães, pais, babás e demais cuidadoras de crianças de 0 a 6 anos de idade. "Com essas tecnologias educacionais baseadas no aprender fazendo, estamos aperfeiçoando os serviços disponibilizados nas nossas bibliotecas", disse o presidente da Fiems.

Repercussão

Para o prefeito Aluizio São José, a presença do Sistema Fiems no município com a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi oferece perspectivas de melhoria para a vida da população na medida em que possibilita o oferecimento de cursos de qualificação profissional gratuitos. "Com os projetos Lego Zoom e Pupa, a educação caminha para um novo formato com a inserção de conceitos de tecnologia como uma ferramenta de conhecimento. Esse será um novo despertar para as nossas crianças através desse projeto", pontuou, completando que, por meio dessas ações, Coxim cria um portfólio para atrair mais indústrias.

Já o senador Delcídio do Amaral destacou a grande transformação que o presidente da Fiems, Sérgio Longen, está promovendo no Estado com a construção das bibliotecas do Sesi, com uma estrutura extraordinária para levar cultura e educação aos moradores dos municípios beneficiados. "Além disso, ele tem atuado em outras frentes, como a preocupação com a carga tributária do Brasil, não apenas em relação ao Mato Grosso do Sul, mas com política de incentivos fiscais em nível nacional. Sem falar no Refis do ICMS recentemente aprovado com base em um projeto encaminhado pelo setor produtivo ao governador André Puccinelli, enfim, são ações que impactam em todos os municípios. Portanto, quero parabenizar o Longen, porque ele não está cuidando apenas da industrialização do nosso Estado, mas também da educação, da agregação de valores junto com o Senai para qualificar e preparar a nossa gente para o mercado de trabalho", declarou.

A secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, que representou o governador André Puccinelli na cerimônia de inauguração da Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi em Coxim, disse que a unidade é uma multiplicadora de conhecimento. "Essa biblioteca vai promover a integração da modernidade com a educação", discursou. Os prefeitos de Rio Verde, Mario Kruger, e o de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, também participaram da cerimônia de inauguração.

Mario Kruger lembrou que em Rio Verde a Biblioteca da Indústria do Conhecimento do Sesi foi inaugurada em 2009 e desde então tem proporcionado novas oportunidades para os moradores do município. "As cidades beneficiadas com essa obra alcançam desenvolvimento social e econômico", garantiu. Para o prefeito Adão Rolim, conhecimento é fundamental para a sociedade e imprescindível para quem deseja evoluir. "Por meio dessas bibliotecas, é possível conquistar esse objetivo e, assim, melhorar a renda e a dignidade das famílias", garantiu.

O deputado estadual Júnior Mochi reforçou a disposição do Sistema Fiems de construir parcerias com o Poder Público para promover a revolução que Mato Grosso do Sul precisa. "As ações da Fiems fazem as transformações na realidade socioeconômica em todos os cantos do Estado", afirmou. Já o deputado estadual Paulo Corrêa disse que o Sistema Fiems tem promovido uma verdadeira evolução no Estado com as bibliotecas da Indústria do Conhecimento do Sesi. "Trata-se de um trabalho diferenciado de formação e capacitação das pessoas, o que fortalece as regiões e as tornam mais preparadas para receber as indústrias", destacou.

Após a cerimônia de inauguração, o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o senador Delcídio do Amaral, a secretária estadual de Desenvolvimento Agrário, da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, os prefeito de Coxim, Aluizio São José, de Rio Verde, Mario Kruger, e de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim, e os deputados estaduais Paulo Corrêa e Júnior Mochi visitaram a sala de aula móvel do Senai Educa, maior programa de formação profissional de Mato Grosso do Sul, instalada na Praça da Concha Acústica, no centro de Coxim, para oferecer o curso gratuito de auxiliar administrativo. A cidade de Coxim foi a 5ª a receber esses novos ambientes de qualificação, sendo que, ao todo, são duas turmas com 20 alunos cada, totalizando 40 trabalhadores.

Relacionadas

Leia mais

SESI desenvolve tecnologia para medir o retorno de investimentos de empresas em saúde
Histórias inspiradoras: SESI e SENAI qualificam trabalhadores e estimulam o empreendedorismo na Paraíba
SESI e SENAI inauguram nova escola-fábrica no interior de Rondônia na próxima terça (6)

Comentários