Na última semana de provas, sete competidores do DF lutam por uma vaga na etapa mundial da WorldSkills

O resultado de todas as competições será divulgado na sexta-feira (12), quando será definida a delegação que irá representar o Brasil

A última semana das Seletivas Nacionais da WorldSkills 2017 será movimentada para o Distrito Federal. As provas fazem parte da maior competição de educação profissional da América Latina, na qual os competidores simulam desafios de diversas profissões, que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade.

Nesta semana, as provas serão realizadas de 08 a 12 de agosto, em diversos estados.  Das 13 ocupações disputadas, o DF tem representante em sete modalidades: Jardinagem e Paisagismo; Instalações Elétricas Prediais; Movelaria; Gestão de Sistema e Redes em TI; Funilaria Automotiva; Design Gráfico; e Refrigeração e Ar-Condicionado.

A modalidade de Jardinagem e Paisagismo será realizada em Cuiabá (MT), e quem vai lutar para trazer a medalha de ouro para a capital são os atletas Cristian Lopes e Débora Oliveira Feitosa. Na busca pelo pódio, quatro módulos deverão ser realizados durante o tempo de prova. O primeiro deles é a construção de uma parede de pedra, seguido por uma jardineira e um pavimento de pedra portuguesa; na terceira etapa, os competidores deverão produzir um deck de madeira com as placas. E, finalizando a prova, deverá ser entregue um lago, juntamente com a parte de plantas.

Bem pertinho da dupla, o jovem João Paulo Moreira Reis Batista vai competir em Instalações Elétricas Prediais, modalidade que está sendo sediada na cidade de Campo grande (MS). A ocupação reflete as tradicionais, atuais e emergentes tecnologias utilizadas em instalações elétricas, dedicadas, principalmente, à construção civil. Composta por três módulos, a prova deverá ser realizada em 17 horas. Durante esse período, o competidor deverá executar toda a estrutura de fiação, cabeamento de redes e tráfego de forças.

Descendo mais um pouco no mapa do Brasil, encontramos duas modalidades: Movelaria e Gestão de Sistema e Redes em TI. A primeira será disputada em São José dos Pinhais (PR), e tem como representante o atleta brasiliense Fábio Serpa Crisóstomo. Já a segunda, será disputada pela jovem Michelle Bittencourt Pérez, em Florianópolis (SC). Aos 18 anos, Michelle já construiu um grande currículo profissional. Com o apoio da parceria entre Senai e a plataforma acadêmica Cisco Networking Academy (programa de desenvolvimento de habilidades profissionais e carreiras no setor de TI para instituições de ensino e indivíduos em todo o mundo), a jovem participou de duas Conferências promovidas pela Cisco. Além disso, ela recebeu recentemente uma certificação da Cisco que é concedida apenas para profissionais a nível de especialização. Com tanta experiência, não há dúvidas de que Michelle vai com muito foco em determinação em busca de mais uma premiação para o Distrito Federal.

Continuando com o roteiro de competições desta semana, encontramos o jovem Mateus Charles Costa, que vai disputar, em Belo Horizonte (MG), a ocupação Funilaria Automotiva. Mateus sabe bem a responsabilidade que é representar o DF e, talvez, até o país na WorldSkills. Ele se preparou durante meses e, agora, quer apresentar ao mundo os conhecimentos adquiridos. “É uma grande responsabilidade levar o nome do Senai para fora do país. Vou dar o meu máximo para estar na delegação brasileira”, afirma o competidor, que já faz planos para o futuro: “Depois que o torneio acabar, pretendo começar a trabalhar na área que estou me especializando. Como nível superior, pretendo me formar em Engenharia Automotiva e Assistência Social”.

Bem pertinho do aluno Mateus, quem também estará lutando pela tão sonhada vaga na etapa mundial é André Wallace Marques Ferreira, representante do Distrito Federal em Design Gráfico. O jovem, que vai competir em Goiânia (GO), terá que executar quatro provas, compostas pelas seguintes etapas: identidade visual, editorial, promocional e embalagem.

Por fim, competindo em Cabo de Santo Agostinho, em Pernambuco, está Wisley Silva, que vai representar o DF em Refrigeração e Ar-Condicionado. A ocupação já trouxe uma medalha de ouro para o país em 2011, quando o então atleta Willian Grassioti conquistou o mais alto lugar no pódio na etapa mundial da WordlSkills, realizada e Londres, na Inglaterra. Atualmente, Willian é o treinador do jovem.

Para garantir o grande feito de 2011, Wisley terá que executar três módulos de provas, que consistem na montagem de um Sistema de Refrigeração completo, identificação dos defeitos mecânicos e elétricos e solução dos problemas encontrados em um curto espaço de tempo.

O resultado de todas as competições será divulgado na sexta-feira (12), quando, finalmente, será definida a delegação que irá representar o Brasil na etapa mundial da WorldSkills.

Distrito Federal na Competição

Desde 04 de julho, 24 alunos da educação profissional das unidades do Senai Distrito Federal estão participando das provas classificatórias, que vão definir quais competidores irão representar o Brasil na etapa mundial da WorldSkills, a ser realizada em outubro do ano que vem, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.

Até agora, o Distrito Federal já conquistou duas medalhas de ouro nas modalidades de Sistemas de DryWall e Estucagem, com o jovem Wanderson Carlos, e em Aplicação de Revestimento Cerâmico, representado por Gilberto Ferreira Santos. Em Instalações Hidráulicas e a Gás, Randerson Cordeiro garantiu a medalha de prata. E para compor o pódio, Áthila Cavalcante e Washington Luís da Sousa Mendonça levaram a medalha de bronze disputando, respectivamente, Tecnologia Automotiva e Eletricidade Industrial.

Relacionadas

Leia mais

Competidor do SENAI na WorldSkills 2017 é destaque em especial da Rádio Senado
VÍDEO: Espetáculo de abertura da WorldSkills destaca cultura árabe
VÍDEO: Vamos em busca do ouro, diz estudante do SENAI sobre a WorldSkills

Comentários