Maranhão é o sexto melhor do Brasil na profissão técnica Construção em Alvenaria

Estudnate Vanderson Alves Ribeiro, de 20 anos, enfrentou outros treze competidores e teve de resolver provas semelhantes a situações que teria no dia a dia da profissão

O estado do Maranhão subiu no ranking nacional das profissões técnicas da indústria e alcançou o 6º lugar do Brasil na ocupação Construção em Alvenaria. A posição foi conquistada na sexta-feira (8) pelo estudante maranhense do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Maranhão Vanderson Alves Ribeiro, 20, que disputou com outros 13 estudantes da entidade de todo o país, a seletiva para o WorldSkills, que classifica para  a maior competição de educação profissional do mundo.

O aluno foi desafiado a resolver provas e projetos testes semelhantes aos encontrados no dia a dia do trabalho na profissão escolhida por ele, dentro de prazos e padrões internacionais de qualidade. “Treinei muito para esta seletiva e mesmo não tendo trazido a medalha de ouro, conseguimos trazer esse resultado. Agradeço a Deus e ao SENAI Maranhão pela oportunidade de me preparar para o mercado de trabalho”, revelou.

Para o diretor regional do SENAI, Marco Antonio Moura da Silva, a elevação do estado no ranking (antes o Maranhão estava na 8ª posição) é fruto do investimento que a entidade faz na qualidade dos cursos no Maranhão, e do empenho dos alunos durante o treinamento. “É com muito orgulho que recebemos este reconhecimento, que acreditamos ser reflexo do investimento permanente do Sistema FIEMA, por meio do SENAI, na adequação dos currículos às necessidades da indústria e no acompanhamento da empregabilidade dos alunos”, destacou.

Moura ainda acrescentou que a educação profissional abre oportunidades para cerca de 80% dos jovens brasileiros que não têm acesso ao ensino superior. “Nos cursos de formação profissional, esses jovens podem se preparar para o mercado de trabalho, conseguir um emprego com melhor remuneração e até reunir recursos para entrar na universidade, caso seja esse o interesse.”

SELETIVA EM SÃO LUÍS - Mais três alunos do SENAI/MA estão disputando vagas para a WorldSkills 2017, que será realizada em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos. Eles competirão em outras três ocupações industriais - Aplicação de Revestimento Cerâmico, Movelaria e Gestão de Sistema de Redes TI - entre julho e agosto, nas cidades de João Pessoa (PB), São José dos Pinhais (PR) e Florianópolis (SC), respectivamente. Depois de Vanderson, o próximo a viajar para a seletiva, no dia 25 de julho, é o estudante Ítalo William Almeida Baima, de Bacabal. Ele compete na ocupação técnica de aplicação de revestimento cerâmico. “Ainda estamos no páreo pela medalha, buscando uma classificação para a competição internacional”, disse o diretor regional.

Além de ter competidores disputando em outros estados, São Luís também será sede, nesta semana, de uma das seletivas para o WorldSkills. De 18 a 22 de julho, receberá 19 alunos do SENAI de todo o Brasil, acompanhados de seus instrutores, para competir pela medalha na ocupação Eletricidade Industrial. A competição será no Centro de Educação Profissional e Tecnológica Itaqui Bacanga do SENAI, na Estrada do Gapara.

INTERNACIONAL - A WorldSkills é a maior competição  de educação profissional do mundo, que se realiza em um país diferente a cada dois anos.  Organizada pela WorldSkills International – entidade que trabalha, desde 1950, para o desenvolvimento e a excelência das ocupações técnicas, o torneio reúne competidores de países e regiões das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul.

Para conquistar a vaga no torneio, os alunos participam de seletivas em seus países e, se alcançarem os índices técnicos, garantem o lugar. Cada modalidade tem a participação de apenas um representante de cada país, seja uma pessoa ou uma equipe.

Essa é a primeira vez que os competidores do Brasil são escolhidos em provas seletivas realizadas em várias cidades. A mudança no modelo de avaliação foi proposta pelo SENAI, campeão da 43ª WorldSkills, realizada em 2015, em São Paulo, que reuniu 1.190 competidores de 59 países.  Nas edições anteriores da competição internacional, os brasileiros eram selecionados na Olimpíada do Conhecimento, o torneio de educação profissional realizado a cada dois anos pelo SENAI. O novo formato de seletivas permitirá que um número maior de pessoas visitem os locais das provas e conheçam os cursos do SENAI, as profissões da indústria e as oportunidades oferecidas pela educação profissional para trabalhadores e empresas.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: Terminam as provas da WorldSkills
Alunos do SENAI do Rio Grande do Sul representarão o Brasil na Worldskills 2017
Paulista conquista medalha na seletiva paraense da WorldSkills

Comentários