Kaio busca nas novas tecnologias inspiração para moda

Primeiro passo foi fazer o curso de aprendizagem industrial em Confecção de Vestuário no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI)

Kaio é de Patos de Minas (MG)

Kaio Júnio Martins Silva nasceu em Patos de Minas, cidade do interior de Minas Gerais. Foi lá que ele decidiu seguir uma carreira dedicada à criatividade. O primeiro passo foi fazer o curso de aprendizagem industrial em Confecção de Vestuário no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). “O ensino médio não era suficiente para me ajudar a encontrar a carreira que eu gostaria de seguir. No SENAI, fiz a aprendizagem industrial em um ano e vários cursos mais curtos de qualificação. Aí, me apaixonei pela moda”, conta.

Mesmo numa cidade onde a economia e as oportunidades levam para o agronegócio, Kaio quis se dedicar ao ramo da criação. “Desde cedo gostei de desenhar, mas na minha família ninguém trabalhava com isso”, revela, atribuindo à internet os primeiros contatos com o mundo das artes visuais. Hoje, aos 20 anos, a carreira parece já estar decidida. “Daqui a cinco anos, quero estar trabalhando na minha confecção ou para uma marca já estabelecida. Gosto muito de moda festa, só que moderna e diferente da estética clássica", diz.

Antes dos planos de longo prazo, Kaio tem um compromisso importante. Sua dedicação ao curso e o domínio da técnica da confecção lhe renderam um convite para participar da Olimpíada do Conhecimento. Em treinamento desde meados de 2012, foi escolhido o melhor da ocupação Tecnologia da Moda de Minas Gerais e, logo depois, do Brasil. Em agosto, na WorldSkills, disputará com outros jovens estrangeiros o título de melhor do mundo.

TALENTO NA CONFECÇÃO - A prova que definirá o campeão mundial na olimpíada de profissões tem cinco desafios. Kaio e seus concorrentes terão de criar uma coleção de roupas, a partir da definição de um segmento de moda e um tecido; montar uma roupa em um manequim, utilizando apenas tecidos e alfinetes; costurar um vestido cujo modelo já está definido pela organização do torneio; desenhar e executar um casaco de alfaiataria esportiva para ser usado no coquetel olímpico; e customizar com tecidos e acessórios o vestido do terceiro desafio.

O conjunto de habilidades exigidas dá ideia de como a formação para essa profissão é ampla. “Hoje, o ofício de costureiro está acabando, principalmente pelas más condições de trabalho e pela falta qualificação”, avalia.

Para participar das competições de educação profissional, Kaio se mudou, em 2013, para Belo Horizonte. A cada 15 dias passa o fim de semana em casa, com os pais, a irmã mais velha e o sobrinho.  Por um período de três meses em 2014, participou do treinamento em Curitiba (PR). Além do treinamento técnico, trabalhar com moda exige uma formação estética apurada. Kaio se inspira principalmente em experiências visuais. Aprecia os designs diferentes, a arquitetura e as performances. “O mundo multimídia e as novas tecnologias também me inspiram muito.

"Assim chego ao meu perfil estético, que é moderno”, define.  Seus planos para o futuro estão voltados à criação e confecção de roupas especializadas – quando o profissional cria e executa as peças. “Pretendo me formar no Brasil e fazer cursos de produção de moda em países com mais tradição, como a França ou a Itália. Também quero me firmar em São Paulo. O interior não é o meu lugar.”

A WORLDSKILLS - O Brasil será representado por 56 jovens profissionais técnicos na 43ª edição da WorldSkills Competition, em São Paulo, de 11 a 16 de agosto. Essa é a maior delegação já reunida pelo país para a competição. Na WorldSkills, os 1.200 competidores, todos com menos de 22 anos de idade, de 62 países, disputam medalhas em 50 profissões da indústria e do setor de serviços. Ao longo de quatro dias de provas, eles precisam alcançar índices de excelência ao executar tarefas semelhantes às que realizariam em situações reais do dia a dia das indústrias ou no setor de serviços. Todos são avaliados pelas habilidades técnicas e pessoais.

SAIBA MAIS - Saiba tudo sobre a WorldSkills São Paulo 2015. Acesse o site do mundial. Para conhecer os outros competidores brasileiros, acesse o site da Olimpíada do Conhecimento/WorldSkills, do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

7 cursos do SENAI pra você dar um show na cozinha
Competidores brasileiros estão otimistas com desempenho no torneio mundial de profissões técnicas
9 causas da baixa integração logística na América do Sul

Comentários