Inova Senai 2013 define campeões estaduais durante a Caça Talentos Expo

Ao todo são 12 projetos finalistas de um total de 57 inscritos, que vão concorrer nas categorias produto inovador e processo inovador

A etapa estadual do Inova Senai 2013, que nesta edição foi voltada a alunos, técnicos e docentes da entidade, vai definir os campeões durante a Feira Caça Talentos Expo, que será realizada pelo IEL nos dias 9 e 10 de maio, das 8 às 21 horas, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande (MS). Ao todo são 12 projetos finalistas de um total de 57 inscritos, que vão concorrer nas categorias produto inovador e processo inovador, tendo como premiação tabletes, smartphones, HDs externos e R$ 3 mil em dinheiro destinados à implementação do projeto no Centro de Educação de Tecnologia ou na Agência de Formação Profissional do Senai.

Na categoria produtor inovador, pelo CetecSenai Dourados, concorrem os projetos "Linguiça de vegetais com proteína de soja", "Cortflex", "Geleia de chia" e "Alicate volteste", já pela FatecSenai Campo Grande estão na disputa os projetos "Bocaré", "Coleira inovadora", "Carregador para celulares que utiliza placa receptora de LED", e "Prende lixo", enquanto pelo CetecSenai Rio Verde tem o "Cinto MacGyver". Já na categoria processo inovador são finalistas os projetos "Luneta móvel para torno mecânico", do CetecSenai Naviraí, "Tropeiro ecológico", do CetecSenai Rio Verde, e "Otimização de produto químico para chapéu de palha", do CetecSenai Rio Verde.

Exposição

Os projetos finalistas serão expostos em estandes e julgados na etapa estadual do Inova Senai 2013 na Feira Caça Talentos Expo. "A competição tem o intuito de promover a inovação em prol da competitividade das indústrias do Estado e proporcionar aos alunos a expertise na concepção de ideias, elaboração e execução de projetos", disse o coordenador do Nupi (Núcleo de Gestão e Fomento à Pesquisa e Inovação) do Senai, Ricardo Ferreira Júnior. Ainda conforme ele, as unidades e agências do Senai no Estado receberam, no fim do ano passado e início deste ano, a visita de técnicos do Nupi, além dos técnicos da gerência de tecnologia e inovação, para esclareceram sobre o regulamento da competição e motivaram a participação dos jovens.

"A etapa estadual do Inova Senai 2013 também recebeu inscrições para a categoria serviço inovador, mas os projetos inscritos não obtiveram a pontuação mínima exigida. Vale a pena destacar que embora eles não tenham obtido a pontuação mínima para tentar concorrer na etapa nacional, terão a oportunidade de serem apresentados no evento Caça Talentos Expo, concorrendo entre si, porém sem condições de seguirem para a próxima etapa do concurso. No total, três projetos estão nessa situação, sendo um do CetecSenai Rio Verde, outro da FatecSenai Campo Grande e o terceiro do CetecSenai Dourados", informou Ricardo Júnior.

Evento

Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, a Caça Talentos é um evento voltado para o desenvolvimento de recursos humanos, trazendo práticas e novidades do setor por meio de palestras, inovações, oportunidades de mercado e contato direto com empresas dos setores da Indústria, Comércio e Serviços. "A Feira tem o intuito de gerar uma interação entre o mercado de trabalho e as pessoas, além da oportunidade de divulgar vagas de estágios e empregos, realização de cadastro de currículos. A intenção é promover um espaço voltado para tecnologia e empreendedorismo, ampliando e desenvolvendo a capacidade de inovação", destacou.

Entre as atividades que serão desenvolvidas na Feira estão minicursos e palestras, prêmio IEL de Estágio, programas de trainee, rodada de oportunidades, sistemas de ensino, inovação e tecnologia, recursos humanos de empresas, programas de iniciação científica, novidades na área de desenvolvimento humano, cursos técnicos e profissionalizantes, de graduação e pós-graduação, sistemas de acesso ao conhecimento e instituições de financiamento do ensino.

Serviço - Para mais informações os interessados podem acessar o hotsite www.cacatalentosiel.com.br, ligar para os telefones (67) 9627-2657 e 3044-2134/2113 ou ainda enviar email para [email protected]

Relacionadas

Leia mais

Caça Talentos Expo busca integrar estudantes com o mercado de trabalho
VÍDEO: Inova SENAI apresenta mais de 30 projetos inovadores
Caça Talentos Expo acerta primeiras parcerias com empresas

Comentários