IEL amplia atuação e desenvolve programa para capacitar supervisor e estagiário

Instituto quer possibilitar o sucesso do futuro profissional na empresa

O IEL já desenvolve em Mato Grosso do Sul um programa específico para atuar diretamente com os supervisores de estágio, estagiários e estudantes. A intenção é preparar cada envolvido no processo de estágio de forma que esse período do estudante na empresa seja melhor aproveitado por todos. Segundo o superintendente do IEL, Bergson Amarilla, esse trabalho permite uma maior aproximação do Instituto com as empresas, além de oferecer ao estagiário a atualização requisitada pelo mercado de trabalho, esclarecendo sobre qual deve ser o perfil das pessoas que vão atuar nas empresas.

“Antes estávamos focados na intermediação, agora ampliamos o nosso leque de trabalho estando mais próximo tanto do estagiário quanto da empresa. Oferecemos todas as informações necessárias para que o estágio tenha mais qualidade”, declarou Bergson Amarilla. O trabalho, que recebe o nome de Programa de Estágio, visa a capacitação para supervisores de estagiários e gestores de recursos humanos, atentando para as responsabilidades e atribuições.

A capacitação tem 8 horas e aborda como conteúdos temas como: conceitos do estágio; legislação do estágio – direitos e deveres das partes; o que é ser supervisor de estágio e qual o seu papel? Habilidades e responsabilidades do supervisor de estágio; fatores que determinam a qualidade do estágio; acompanhamento do estágio; exemplos de boas práticas de estágio; avaliação e desempenho dos estagiários; como realizar um feedback (devolutiva); contratação e desligamento. 

Já com os estudantes de todos os níveis de graduação e aqueles em início de estágio serão trabalhados temas como cenário atual do mundo do trabalho, cuidados na elaboração do currículo, o que as empresas esperam do estagiário, entrevista de emprego – pontos chaves e como se preparar, redes sociais – gafes que podem comprometer a seleção de emprego, como se preparar durante o curso, setores que sobram vagas de emprego no estado e no país; conceito do estágio – aspectos legais, procedimentos de regularização do estágio, dicas de final de estágio, entre outros. Neste caso a carga horária é de 4 horas. 

Nas empresas conveniadas, o IEL vai disponibilizar o serviço de seleção de estagiários de acordo com as necessidades, encaminhando candidatos a estágio que tenham sido submetidos a uma seleção prévia rigorosa, buscando melhor adequar o perfil do jovem- talento e possibilitar o sucesso do seu futuro profissional na empresa. Bergson Amarilla destacou que também são oferecidas palestras, nas quais será divulgado o Programa de Estágio do IEL, produtos, serviços e benefícios para as empresas, profissionais liberais e instituições de ensino, assim como a legislação.

Serviço – Os interessados podem obter mais informações pelos telefones (67) 3044-2105, 3044-2102 ou 3044-2113

Relacionadas

Leia mais

IEL abre inscrições para curso de Ciber Defesa e Segurança Digital, em São Paulo
IEL de São Paulo e Bosch Rexroth lançam curso para capacitação com foco na Indústria 4.0
Trinta e quatro conquistas da CNI, SESI, SENAI e IEL em 2017

Comentários