Escolas do SENAI abrem as portas para a comunidade

Palestras, minicursos e oficinas que ocorrem de 27 a 29 deste mês em quase 400 unidades darão orientações sobre profissões e exibirão as novas tecnologias usadas pela indústria

Cerca de 400 unidades do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) espalhadas pelo Brasil abrirão suas portas entre os dias 27 e 29 de setembro para mostrar à população as oportunidades da educação profissional e o universo da inovação e da tecnologia industrial.  Em palestras, minicursos, oficinas, exposições e conversas com professores, os visitantes receberão orientações para escolher uma profissão, buscar aperfeiçoamento profissional ou até mesmo mudar de atividade.

“Nossos jovens precisam ver a formação profissional como uma excelente oportunidade para o mercado de trabalho”, afirma o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi. Segundo ele, na Alemanha 53% dos jovens estão em cursos de formação profissional. No Brasil, apenas 6,6% das pessoas com idade entre 15 e 19 anos buscam essa opção, apesar da grande procura das empresas por profissionais com formação técnica ou de média qualificação.

Pesquisa divulgada pelo SENAI em 20 de setembro revela que a indústria precisará formar 7,2 milhões profissionais para atuarem no setor até 2015. O número diz respeito a técnicos e trabalhadores de média qualificação. Do total dessa necessidade, 1,1 milhão será para jovens que buscam o primeiro emprego.

Nos três dias, o Mundo SENAI espera receber 500 mil visitantes. Para participar, não é necessário fazer inscrição. Basta localizar a escola mais próxima e conferir a programação.

Atualmente, as 809 unidades operacionais móveis e fixas da instituição espalhadas pelo país recebem cerca de 2,5 milhões de matrículas em 3 mil cursos que preparam trabalhadores para 28 áreas industriais. Os cursos vão desde a aprendizagem profissional, incluem o ensino técnico de nível médio e chegam à formação superior e à pós-graduação.

Leia também

Cursos do SENAI vão desde a capacitação de jovens até a pós-graduação

Mundo SENAI 2011

Relacionadas

Leia mais

Educação profissional é alavanca do crescimento econômico, diz presidente do WorldSkills
Educação profissional tem de ser ampliada para a economia crescer, propõe fórum
Escolas do Sesi ainda disponibilizam 2 mil vagas para matrículas

Comentários