Escolas de Moçambique podem adotar modelo do Cozinha Brasil

Moçambique foi o primeiro país a receber transferência da tecnologia social do Cozinha Brasil, atualmente replicado no Uruguai e em fase de implementação na Guatemala, Honduras e El Salvador

Nos próximos dias, técnicos do SESI, da Agência Brasileira de Cooperação (ABC) ligada ao Ministério das Relações Exteriores e do Programa Mundial de Alimentação da ONU discutirão as bases do novo acordo e as formas de reposicionamento do programa em Moçambique . “O modelo do Cozinha Brasil se encaixa no programa de alimentação escolar”, observou o analista de projetos da ABC – Gerência de África, Ásia eOceania, Armando Cardoso.

No Brasil, cerca de 1 milhão de trabalhadores da indústria, familiares, merendeiras, crianças e população em geral já participou de cursos com orientações sobre alimentação de alto valor nutritivo, e a baixo custo que contribuem para elevar o nível de saúde e a qualidade de vida. Moçambique foi o primeiro país a receber transferência da tecnologia social do Cozinha Brasil, atualmente replicado no Uruguai e em fase de implementação na Guatemala, Honduras e El Salvador. Entre 2009 e 2011, foram oferecidos cursos a três mil moçambicanos em 55 distritos e entregues duas unidades móveis, doadas pela iniciativa privada brasileira.

O presidente do Conselho Nacional do SESI, Jair Meneguelli, reuniu-se em abril deste ano com o primeiro ministro de Moçambique, Aires Bonifácio Baptista Ali, que manifestou disposição em contribuir com esta nova etapa de cooperação, levando o Cozinha Brasil para as escolas moçambicanas.

Pesquisa

Os técnicos da ABC, do MEC e do Centro de Excelência contra Fome no Brasil conheceram resultados do CozinhaBrasil-Moçambique auferidos por pesquisa feita pelo SESI do Rio Grande do Sul.

Um mesmo questionário com 62 perguntas foi aplicado a 706 alunos moçambicanos, no primeiro dia de aula, e repetido após três meses com 399 participantes dos cursos, ouvidos por telefone. A coordenadora do CozinhaBrasil do Rio Grande do Sul, Rosangela Lengler, informa que se detectou uma evolução de quase 30% no grau deconhecimento, na atitude e na mudança de comportamento dos alunos em relação a hábitos alimentares, higienização e aproveitamento integral dos alimentos.

Para Armando Cardoso,da ABC, os alunos compreenderam e apreenderam as informações transferidas, com resultados melhores aos obtidos em pesquisas semelhantes feitas no Brasil.

A socióloga do SESI-RS Ceres Maria Guimarães Souza destaca ainda outros pontos curiosos da pesquisa que entrevistou alunos entre14 e 69 anos, com renda média mensal de US$ 157 e gastos em torno de US$ 103 com alimentação. A maioria das famílias tinha seis integrantes e, segundo a analista, o aprendizado entre os mais velhos foi mais eficaz apesar de grande parte dos alunos ter cerca de 30 anos. Apenas 62% tinham acesso a energia elétrica e 25% a água encanada. Dos entrevistados, 9,5% possuíam fogão a gás e 33% geladeira.

Moçambique é considerado um dos países mais pobres do mundo, ocupa o 172º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), que classificou 177 países.  O país registra alto índice de desnutrição e possui elevadas disparidades regionais, como o risco de morte para crianças menores de cinco anos ser três vezes maior no distrito de Cabo Delgado do que na capital Maputo.

Leia mais

CNI aprova assinatura de acordo de investimento entre Brasil e Moçambique
Como se inscrever no Programa Cozinha Brasil
Cozinha Brasil terá orientações específicas sobre alimentação saudável para crianças

Comentários