DF ganha duas medalhas em desafios individuais da Olimpíada do Conhecimento

Os desafios individuais são provas que cobram resolução de problemas específicos das áreas tecnológicas da competição

Aluno de Mecânica Automotiva, Guilherme César de Souza ganhou medalha de ouro em sua área

Nesta sexta-feira (11), dois competidores do Distrito Federal ganharam medalhas nos desafios individuais da Olimpíada do Conhecimento 2016. Na área de Transporte e Logística, o estudante do Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI) do DF Guilherme César de Sousa competiu na prova de Mecânica de Automóveis e consagrou-se como melhor do país. Na área de Construção e Edificações, o jovem Gabriel Borba participou da prova de Aplicação em Revestimento Cerâmico e levou a medalha de bronze. Os desafios individuais são provas que cobram resolução de problemas específicos das áreas tecnológicas da competição.

Na prova de Mecânica, Guilherme teve uma hora e meia para resolver quatro defeitos que foram direcionados em uma situação, em que ele conseguiu encontrar os problemas, seguindo os procedimentos padrões. Entre os defeitos identificados foram buzina sem funcionar, falha na partida, um problema no farol e outro na parte elétrica. O instrutor do SENAI-DF Victor Silvano afirmou que, apesar do pouco tempo de treinamento, o aluno conseguiu desenvolver bem a missão. “Ele já conhece o produto, treinou em um carro parecido com o utilizado aqui na prova e se preparou para o esquema elétrico e manual de um carro”, afirmou Silvano.

O primeiro lugar no pódio garantido pelo representante do DF mostra a qualidade do ensino do SENAI Taguatinga. “É uma emoção muito grande. A gente trabalhou muito para estar aqui, foi muito gratificante. Eu consegui resolver os três problemas e depois, no último segundo, acendi a lâmpada que estava faltando e garanti o ouro”, contou Guilherme.

Leia todas as notícias da Olimpíada do Conhecimento 2016: clique aqui
Confira todas as fotos do evento no Flickr da CNI

Gabriel Borba ganhou a medalha de bronze em Aplicação de Revestimento Cerâmico

CONSTRUÇÃO - Na prova de Aplicação em Revestimento Cerâmico, os alunos tiveram uma hora e vinte minutos para realizar a montagem de um mosaico medindo 1,40m x 1,10m, com base no desenho proposto, que era a uma imagem do Congresso Nacional. Eles receberam as peças cortadas, e tinham o desafio de assentá-las na parede, conforme todos os padrões de qualidade. “Ele foi muito bem na competição. Foi uma prova bem difícil, porque tinha muito corte e pouco tempo para concluir”, afirmou o instrutor do SENAI-DF, Jecivaldo de Oliveira.

O aluno Gabriel Borba usou uma técnica de assentamento correta e, apesar de não ter conseguido o ouro, teve uma excelente pontuação. A redução da nota do brasiliense ocorreu devido a um leve trincado na cerâmica.

Relacionadas

Leia mais

SENAI abre mais de 22 mil vagas para cursos com início em setembro e outubro
VÍDEO: Provas em moda, alimentação e agricultura desafiam competidores da Olimpíada do Conhecimento
SENAI é referência internacional em desenvolvimento de competências para o mercado de trabalho

Comentários