Delegação brasileira da WorldSkills 2015 se reúne com Amyr Klink

Ao longo de dois anos ou mais, os competidores têm pouco descanso e precisam seguir a risca o planejamento para alcançar seu melhor desempenho. Trata-se de um projeto grandioso, que requer disciplina, resiliência, dedicação

“Tecnologia é simplesmente o uso do conhecimento que está disponível. O conhecimento, na verdade, está nas mãos de quem faz” - Amyr Klink

selo ws Para conquistar uma medalha de ouro na competição mundial de ocupações técnicas, os jovens participantes dedicam mais de 700 dias ao treinamento para as provas. Ao longo de dois anos ou mais, os competidores têm pouco descanso e precisam seguir a risca o planejamento para alcançar seu melhor desempenho. Trata-se de um projeto grandioso, que requer disciplina, resiliência, dedicação. Envolvido em experiências semelhantes há mais de 30 anos, Amyr Klink passou parte da tarde da quinta-feira (11) com os mais de 100 integrantes da delegação brasileira que estarão na WorldSkills São Paulo . O grupo é formado por competidores, seus experts e intérpretes, além da coordenação técnica.

Durante a conversa, Klink falou sobre as lições das mais de 30 expedições que realizou como navegador. Segundo ele, um dos maiores aprendizados foi perceber que o sucesso não é concluir o que havia planejado, mas sim participar e aprender com todo o processo para realizar o que deseja. “Se você estiver engajado, você vai fazer aquilo muito bem feito”, disse. O resultado disso – segundo ele mesmo – está principalmente no fato de que nenhuma de suas embarcações perdeu sequer um tripulante ao longo de todas essas décadas.

Autor de cinco best-sellers, o empresário acumula mais de um milhão de exemplares vendidos. Ele destacou ainda que um dos desafios importantes do mundo atual é a interação com a tecnologia. “Tecnologia é simplesmente o uso do conhecimento que está disponível. O conhecimento, na verdade, está nas mãos de quem faz”, revela.

Carlos Camargo, que disputa uma medalha na ocupação Design Gráfico, se identificou com os relatos de Amyr Klink. “A cada vez que avançamos, vamos nos apaixonando mais e mais pela nossa área”. Para Carlos, Amyr Klink é também um bom exemplo de como planejar grandes projetos melhor. Ouça clicando aqui.

WORLDSKILLS - A WorldSkills é uma competição de profissões ligadas às áreas técnicas e de serviços que reúne representantes de mais de 70 países das Américas, Europa, Ásia, África e Pacífico Sul. Em quatro dias de provas, os competidores simulam desafios das profissões que devem ser cumpridos dentro de padrões internacionais de qualidade. Eles demonstram habilidades técnicas individuais e coletivas para executar tarefas específicas de cada uma das ocupações profissionais. ( Confira a lista completa de ocupações da WS ).

Ao longo de 60 anos de história, os participantes aproveitam o torneio para trocar experiências de seus ofícios. Eles representam os melhores alunos selecionados em olimpíadas de educação profissional de seus países, realizadas em etapas regionais e nacionais (aqui no Brasil, a etapa nacional é a Olimpíada do Conhecimento).

É a primeira vez na história que a WorldSkills Competition será realizada na América Latina. Desta vez, quem organiza a competição é o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com a WoldSkills International.

Relacionadas

Leia mais

VÍDEO: No 2º dia de provas da WorldSkills, brasileiros já sonham com medalhas
VÍDEO: Brasil tem adversários de peso na WorldSkills 2017
Medalha na WorldSkills é importante na minha vida até hoje, diz primeiro campeão brasileiro

Comentários