Competidores tocantinenses intensificam treinamento para a Olimpíada do Conhecimento

A confiança dos competidores se dá pela dedicação refletida em um treinamento intenso

Há 15 dias da fase nacional da 7ª edição da Olimpíada do Conhecimento - OC, maior torneio de educação profissional das Américas que acontece de 12 a 18 de novembro, no Anhembi, em São Paulo, o cronograma de treinamento dos competidores tocantinenses foi intensificado para garantir bons resultados. Quatorze alunos das escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI de Palmas, Araguaína e Gurupi treinam diariamente para representar o Estado na competição que reunirá mais de 600 alunos vencedores da etapa municipal e estadual do evento.

A OC é dividida em 54 ocupações (categorias) correspondentes às áreas em que o SENAI oferece cursos. Dessas, 52 são oficiais da competição e duas são demonstrativas. Entre as ocupações incorporadas nesta edição da Olimpíada, evento bienal, estão impressão offset, tecnologia de edificação, pintura automotiva, funilaria automotiva, marcenaria de estruturas e estruturas metálicas. Outras que estão na competição recentemente são robótica móvel, sistema de construção drywall e sistema de transporte de informação.

Os participantes realizam provas que avaliam seus conhecimentos práticos e teóricos acerca do que foi abordado no curso, além do cumprimento de normas de segurança, dentre outras exigências e avaliações técnicas particulares a cada ocupação. As maiores pontuações garantem o primeiro lugar nas provas.

O Tocantins levará representantes nas seguintes ocupações (14): Soldagem, Refrigeração e Climatização, Tornearia Mecânica, Eletricidade Industrial, Revestimento Cerâmico, Designer Gráfico, Web Designer, Eletricidade Predial, Mecânica de Automóveis, Instalação de Redes de Computadores, Confecção de Roupas, Segurança do Trabalho, Tecnologia da Informação e Construção em Alvenaria.

Titular tocantinense da ocupação de Eletricidade Predial, o aluno do SENAI de Palmas, Kleyber Rocha, 18 anos, segue os passos de seu padrasto que também já fez o curso que nomeia essa categoria. Mesmo ciente de que será uma "luta imensa", o aluno garante que acompanhará o alto nível dos competidores nessa fase nacional e ressalta o aprendizado que já alcançou. "Foi uma participação bastante importante para mim, eu aprendi muitas coisas sobre o meu trabalho, sobre minha área de trabalho, que eu vou poder aplicar durante a minha vida de trabalho", afirma Rocha sobre a classificação na etapa estadual.

Ben-Hur Almeida, 18 anos, também representa a capital e o Tocantins na ocupação de Refrigeração e Climatização. Ele conta que seu treinamento tem sido feito de "segunda a segunda" e que após a realização do curso e treinamentos se sente mais preparado para ingressar no mercado de trabalho. "A cada experiência adquirimos mais maturidade profissional", resume o competidor que afirma ter desenvolvido ainda características como autocontrole, disciplina e valorização das oportunidades neste 1 ano de ingresso no SENAI.

A confiança dos competidores se dá pela dedicação refletida em um treinamento intenso. Na última semana, por exemplo, os dois competidores da capital fizeram parte de um evento acadêmico no qual foram realizados simulados das provas da Olimpíada. A participação, além de prepará-los, proporcionou a disseminação do conhecimento adquirido para os estudantes de engenharia civil da Universidade Federal do Tocantins, realizadores do evento que contou com a parceria do SENAI.

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SESI conquistam 26 medalhas na Olimpíada de Astronomia e Astronáutica
3 receitas saudáveis que fizeram sucesso na maior olimpíada de educação profissional das Américas
Mais de 118 mil pessoas visitaram a Olimpíada do Conhecimento

Comentários