Competidores do WordSkills e Olimpíada participam de eventos no DF e MG

O representante da área de Mecânica Automotiva, Ulisses Sales Ribeiro, esteve no Centro Automotivo Horto participando de um simulado da competição entre os competidores do Acre, Rondônia e o Estado anfitrião

A preparação dos alunos-competidores do SENAI/AC para a Olimpíada do Conhecimento, que acontece de 13 a 18 de novembro em São Paulo (SP), segue a todo vapor. No período de 20 a 31 de agosto, foi a vez do representante da área de Mecânica Automotiva, Ulisses Sales Ribeiro, que esteve no Centro Automotivo Horto (Unidade Operacional do SENAI de Minas Gerais) participando de um simulado da competição entre os Departamentos Regionais do Acre, Rondônia e o Estado anfitrião.

Acompanhado do instrutor Antônio Raimundo de Araújo, que será avaliador na Olimpíada deste ano, o aluno teve a oportunidade de conhecer tecnicamente os veículos utilizados no certame, assim como as ferramentas, instrumentos e equipamentos que são usados nas provas. “O treinamento foi muito importante, pois já estamos na reta final e pude fortalecer mais meus conhecimentos, além de ter uma noção de competição. Estou ansioso para poder participar da Olimpíada e mostrar a força do Acre”, afirma Ulisses.

De acordo com Araújo, o treinamento foi de extrema importância, uma vez que conhecer os veículos e seus referidos equipamentos reforça o conhecimento do aluno, que se sente ainda mais capacitado para fazer uma boa prova com chance de medalha, como ocorreu em 2010, com o aluno Rafael Araújo, que trouxe a prata para o Acre e ainda foi considerado um dos maiores competidores daquela edição.

WorldSkills Americas 2012 – Evento paralelo e realizado simultaneamente à Olimpíada, o WorldSkills Americas 2012 é uma competição disputada entre jovens da América do Norte, América Central, Mar do Caribe e América do Sul e que, neste ano, também contará com uma representante acreana: Maria Priscianne Costa, que foi medalhista de prata na área de Sistema de Transporte de Informação (STI), na Olimpíada do Conhecimento, em 2010.

Entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro, ela e o diretor da Escola SENAI Cel. Auton Furtado, Mozani Mariano, que será delegado técnico do Acre na Olimpíada, participaram do 1º Encontro da Delegação Brasileira do WorldSkills Americas, na Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Brasília (DF). O evento teve por objetivo apresentar os representantes brasileiros das demais ocupações, esclarecer dúvidas e conhecer métodos de treinamento utilizados para o WorldSkills International.

“Representar o nosso país será uma grande responsabilidade que aceitei sem hesitar. Quero colocar as cores da nossa bandeira no lugar mais alto do pódio! Farei o máximo para que isso aconteça. Hoje o Acre é uma referência na modalidade de STI e eu quero honrar o nome do nosso Estado, do nosso país”, assegurou Priscianne, cujo grande resultado na Olimpíada de 2010 lhe rendeu o cargo de instrutora trainee de Tecnologia da Informação da Escola SENAI.

Os alunos-competidores do SENAI/AC nas áreas de Mecânica Automotiva e STI recebem apoio e suporte para treinamento das concessionárias Recol, Novesa e Comauto (Mecânica) e pela empresa de telefonia Telemont (STI).

Relacionadas

Leia mais

Olimpíada do Conhecimento reunirá mais de 700 estudantes em SP
No Pará, alunos disputam Olimpíada do Conhecimento
Aluno do SENAI Palmas é classificado para a final da fase estadual da Olimpíada do Conhecimento 2012

Comentários