Competidores da Olimpíada do Conhecimento visitam escolas públicas de Belo Horizonte

Alunos conversarão sobre os cursos de educação profissional oferecidos pelo SENAI e sobre as vantagens de seguir uma carreira técnica

Os estudantes do oitavo e do nono anos do ensino fundamental de 32 escolas públicas de Belo Horizonte receberão, em 1º de setembro, a visita das delegações estaduais de competidores da Olimpíada do Conhecimento. No encontro, o ponto alto do projeto Uma profissão, uma escolha, eles conversarão sobre os cursos de educação profissional oferecidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e sobre as vantagens de seguir uma carreira técnica. 

“Queremos incentivar os alunos das escolas públicas a conhecerem as oportunidades que o ensino técnico pode oferecer”, explica a coordenadora da iniciativa Anete Maria de Oliveira, analista de projetos educacionais do SENAI em Minas Gerais. A ideia é mostrar aos alunos que a educação profissional é um bom caminho para a construção de uma carreira e que eles podem fazer cursos técnicos junto com o ensino médio, a partir do segundo ano. 

Esses cursos com duração de até dois anos, cujas aulas ocorrem no contraturno da escola, oferecem formação teórica e prática em diversas áreas do setor produtivo. Quando concluem o ensino médio, os estudantes já saem com diploma de técnico e conseguem entrar no mercado de trabalho com uma profissão. 

VAGAS E SALÁRIOS - Pesquisa realizada pelo SENAI mostra que 72% dos alunos que concluíram cursos técnicos na instituição, em 2010, conseguiram trabalho no primeiro ano depois de se formarem. A renda média alcançada era de 2,6 salários mínimos, cerca de R$ 1,6 mil, na época.  Mesmo assim, apenas 6% dos jovens com até 25 anos de idade optam pela educação profissional, mostram os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Nos países mais desenvolvidos esse percentual sobe para 35%. Na Finlândia, por exemplo, alcança 50% e, na França, 58%. 

Além de participar do debate sobre a educação profissional, os anfitriões apresentarão o resultado da pesquisa que fizeram sobre a cultura, a culinária, o clima e outros aspectos dos estados de origem dos visitantes. Eles também farão uma apresentação sobre as características de Minas Gerais e de Belo Horizonte. 

O projeto Uma profissão, uma escolha é inspirado na iniciativa One school, one country, realizada pela olimpíada internacional de educação profissional, a WorldSkills. Nesse caso, as delegações vindas de mais de 50 nações visitam uma escola da cidade-sede do torneio e apresentam aos estudantes as características de seus países. Em agosto de 2015, São Paulo será a sede da competição mundial, que ocorre a cada dois anos em diferentes países.  Na edição de 2013, em Leipzig (Alemanha), o Brasil conquistou 12 medalhas. No ranking dos 53 países que participaram do torneio, ficou em quinto lugar em número de medalhas, com 52 pontos, atrás de Coreia (89), Suíça (73), Taiwan (65), Japão (56). 

A Olimpíada do Conhecimento é a maior competição de educação profissional das américas. Realizado de dois em dois anos pelo SENAI, o torneio testa as habilidades técnicas e pessoais de jovens com até 21 anos de idade que fizeram ou estão concluindo cursos técnicos ou de aprendizagem profissional do SENAI ou do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial ( SENAC ). Eles são selecionados em competições semelhantes nas escolas e torneios estaduais. 

Nos quatro dias de provas, os competidores são desafiados a executar tarefas do dia a dia do trabalho nas profissões que escolheram. Vencem aqueles que conseguirem fazer a tarefa dentro do prazo e dos padrões internacionais de qualidade. O desempenho dos competidores nas provas forma um conjunto de indicadores que seve para avaliar a qualidade da educação profissional oferecida nas escolas do SENAI e do SENAC. Também é usado para definir perfis profissionais e ajustar os currículos da formação profissional às novas necessidades das empresas. 

A oitava edição da Olimpíada do Conhecimento, que ocorrerá entre 3 e 6 de setembro, em Belo Horizonte, reunirá mais de 800 competidores de todo o Brasil. Eles disputarão medalhas de ouro, prata e bronze em 58 profissões técnicas ligadas à indústria e ao setor de serviços. Neste ano, pela primeira vez, o torneio terá a participação dos cursos da área de agropecuária dos Institutos Federais de Tecnologia. 

A primeira edição da Olimpíada do Conhecimento foi realizada em 2001, em Brasília. Naquele ano, o torneio reuniu 111 competidores em 26 ocupações profissionais. De lá para cá, o número de competidores aumentou sete vezes e o número de ocupações dobrou.


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL- Paralelo à Olimpíada do Conhecimento haverá uma série de eventos sobre educação e tecnologia. Saiba mais sobre os principais: 

1. Uma profissão, uma escolha – 01.09 

2. Festival Internacional de Robótica FLL – 2 a 4.09 

3. Brasil Fashion – 3 e 4.09 

4. Exposição Indústria do Futuro – 3 a 6.09 

5. Inova SENAI – 3 a 6.09 

6. Praça do Conhecimento – 23 e 24.08 | 30 e 31.09 

LEIA TAMBÉM

SENAI escolhe Luciano Huck como embaixador da Olimpíada do Conhecimento

Relacionadas

Leia mais

Alunos do SENAI campeões da Olimpíada do Conhecimento participam de programa da TV Globo
O SENAI ajudou a decidir minha carreira, diz medalhista de ouro na Olimpíada do Conhecimento
15 momentos marcantes da Olimpíada do Conhecimento 2016

Comentários