CNI e FIEC/INDI lançam programa Inova-Ceará

Projeto Apóstolos da Inovação reuniu durante três semanas, sob a coordenação do INDI, seis estudantes do ITA e seis de universidades cearenses para estudar possibilidades em relação ao momento do Ceará

Pensar os problemas e oportunidades que o Ceará tem a oferecer aos empreendedores que queiram desenvolver a economia do estado. Apostando nesse princípio, o projeto Apóstolos da Inovação reuniu durante três semanas, sob a coordenação do INDI, seis estudantes do ITA e seis de universidades cearenses para estudar possibilidades em relação ao momento do Ceará.

A seleção dos participantes foi realizada mediante currículo e entrevistas. Das instituições locais, há estudantes da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Faculdade Christus, Universidade de Fortaleza (Unifor), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fa7.

Divididos em três grupos de quatro pessoas, eles estiveram reunidos de 4 a 27 de julho para se debruçar sobre seis áreas temáticas: energia, metal-mecânica, construção civil, educação, agronegócio e tecnologia da informação. Ao final desse período, no qual tiveram a oportunidade de visitar empresas e instituições acadêmicas, ouvir empresários e debater sobre esses temas, cada grupo apresentou um documento tratando sobre essas áreas.

O projeto Apóstolos da Inovação surgiu há três meses. Resulta de uma reunião entre Carlos Matos, Carlos Pacheco (ITA) e representantes da CNI, Sérgio Moreira e Júlio Alves. Dessa reunião, conta Júlio, "saímos com a inspiração de criarmos um ambiente para desenvolvermos startups para pensar as demandas da economia do Ceará".

Para isso, se começou a pensar que a ideia se estruturaria a partir de três pilares: pessoas preparadas, atender a uma demanda que já existe e estruturar ações para propor soluções a esses desafios. Desde o início, afirma Júlio, ficou claro que seria necessária a criação de um ecossistema favorável.  Era preciso ligar os pontos desses três pilares. "Basicamente o Inova Startups consiste em unir esses pontos", diz.

Segundo Júlio Alves, ex-aluno do ITA, o primeiro passo nesse sentindo é procurar engajar pessoas e encontrar líderes comprometidos. "O Apóstolos da Inovação é isso: une alunos do ITA e locais." Outro ponto que se quer atingir na proposta, explica, é buscar fomentar a criação de ideias por meio de soluções inovadoras.

"E, depois de encontrar pessoas e identificar demandas, no terceiro eixo vamos de fato buscar os apoios necessários para desenvolver as ideias que forem surgindo, com o intuito de promover o desenvolvimento da economia cearense por meio da busca de problemas que valem a pena ser solucionados."

Para Rogério Guerra, estudante de Engenharia de Telecomunicações do IFCE, a intenção de participar do projeto surgiu justamente a partir do desafio de buscar oportunidades dentro das condições colocadas hoje pelo estado. "Eu sempre quis ser um empreendedor. Não me interessa buscar um bom emprego. Aprendi que eu é que devo criá-lo." Estudante de curso da área de tecnologia, Rogério destaca que, infelizmente, as universidades brasileiras não preparam o estudante para empreender.

No seu caso, por exemplo, teve de buscar por conta própria ampliar seus conhecimentos sobre gestão. "O projeto da FIEC é isso: proporciona a possibilidade de unir os campos de conhecimento, ao mesmo tempo que lança um desafio a todos nós".

Estudante de Engenharia Civil-Aeronáutica no ITA, Orlando Lustosa é presidente do Centro Acadêmico Santos Dumont, maior entidade representativa dos estudantes perante entidades oficiais. Como motivação para compor o grupo, ele diz que, além da oportunidade de se aprofundar sobre um tema que é de seu interesse – a infraestrutura –, a metodologia do trabalho é desafiadora: "Estamos vivenciando a experiência de um trabalho de explosão. Temos pouco tempo para ver tudo, e produzir um documento, o que é desafiador".

Relacionadas

Leia mais

SENAI Ceará e grupo francês PSA oficializam parceria inédita
Estudo sobre inovação encomendado pelo SENAI é tema  de caderno especial do Estadão
Fortaleza encerra a temporada 2015 do Fórum IEL de Carreiras

Comentários