Brasil será sede do torneio internacional de educação profissional

Pela primeira vez, o País recebe o maior torneio de educação profissional do mundo, o WorldSkills, que acontece entre 10 e 16 de agosto de 2015, em São Paulo

A cidade de São Paulo será a sede da 43ª edição do WorldSkills 2015, o maior torneio de educação profissional do mundo. Essa é a primeira vez que o Brasil recebe a competição, que ocorre de dois em dois anos, cada vez em um país diferente. Em 2011, o torneio, que reúne estudantes de cursos técnicos e de aprendizagem industrial de mais de 50 países, foi realizado em Londres. Em 2013, ocorrerá em Liepzig, na Alemanha. No Brasil, o WorldSkills ocorrerá de 10 a 16 de agosto de 2015, no Anhembi.

Nas provas do  torneio, os jovens, considerados os melhores do mundo em suas profissões, devem executar tarefas exigidas no  dia a dia das empresas, seguindo os rigorosos prazos e  padrões internacionais de qualidade. Os vencedores estão habilitados a exercer a profissão escolhida em qualquer país.

O WorldSkills é promovido pela WorldSkills International, uma organização formada por instituições de educação profissional de todos os continentes – atualmente, há 64 países membros. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) representa o Brasil na WorldSkills International.

“Na edição de Londres, o Brasil, por intermédio do SENAI, manifestou  interesse em ser a sede da competição em 2017. No entanto, em fevereiro deste ano, recebemos uma carta-consulta do presidente do WorldSkills International, Simon Bartley, perguntando se poderíamos antecipar o evento no Brasil porque a Espanha, país sede de 2015, havia desistido”, explica José Luís Leitão, gerente de Olimpíada do SENAI.

O SENAI apresentou a proposta na reunião da Assembleia Geral do WorldSkills International, realizada em 17 de maio, em Jeju, na Coreia do Sul. “Apresentamos as nossas condições técnicas e eles aprovaram a nossa proposta. Agora, é concentrar esforços e correr contra o tempo para organizar o evento, o que, normalmente, é feito  em um prazo de cinco anos”, diz Leitão.

Para o diretor-geral do SENAI, Rafael Lucchesi,  a realização da 43ª edição do WorldSkills no Brasil deve aumentar o interesse dos jovens pela educação profissional.  O evento internacional,  lembra Lucchesi, também será importante para fortalecer a atuação do SENAI nas áreas de educação profissional e inovação na indústria. “O SENAI prepara os competidores brasileiros que vão ao WorldSkills e tem alcançado excelentes resultados”, destaca ele.

Nos últimos WorldSkills, em 2011 (Londres), 2009 (Calgary, Canadá) e 2007 Shizuoka, Japão), o país se manteve entre os três primeiros no quadro de medalhas. Para competir no WorldSkills, cada país seleciona seus competidores entre os melhores estudantes de cursos de formação profissional para a indústria, o comércio e o setor de serviços. Os representantes do Brasil são selecionados nas etapas estaduais e nacional da Olimpíada do Conhecimento, evento bienal organizado pelo SENAI. A próxima edição da Olimpíada será realizada de 12 a 18 de novembro de 2012,, no Anhembi, em São Paulo. Os melhores da Olimpíada representarão o Brasil no WorldSkills de Liepzig, na Alemanha.

Relacionadas

Leia mais

Tem muita coisa acontecendo no World Festival, o mundial de robótica. Saiba tudo!
13 vídeos pra você saber tudo que aconteceu na WorldSkills 2017
Equipes do SESI estão prontas para entrar em ação no mundial de robótica, em Houston

Comentários