Amazonense disputa vaga para torneio mundial de profissões na ocupação Drywall

Thiago de Carvalho, de 18 anos, tem o desafio de demonstrar uma das técnicas mais novas da construção civil no país em busca do sonho dourado na WorldSkills

Com o sonho de percorrer o mundo, disseminando uma das técnicas mais novas da construção civil no Brasil, o jovem Thiago de Carvalho, 18 anos, aluno da Escola SENAI Demóstenes Travessa, tem o desafio de subir ao lugar mais alto do pódio na Seletiva da WorldSkills 2017, na ocupação Sistemas Drywall e Estucagem. As provas desta ocupação, etapa nacional da Olimpíada do Conhecimento, ocorrerão em Manaus entre os dias 25 e 29 de julho.

O amazonense disputará com outros seis competidores a vaga para o torneio internacional da WorldSkills que será realizado em outubro de 2017 em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Thiago já teve contato com cinco dos seis de seus adversários por meio de treinamentos e simulados locais e em outros estados. Disputou o melhor resultado com os competidores do Distrito Federal, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, faltando conhecer apenas o aluno que representará o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) de Minas Gerais.

“Estou há menos de seis meses em treinamento e, pelas provas que participei com os outros competidores, acredito que consigo superá-los. Preciso apenas me concentrar, não sair do foco e ter calma para planejar e executar todos os conhecimentos que aprendi no SENAI”, diz o competidor.

O aluno lembra que quando entrou no SENAI, em 2014, optou em fazer o curso de aprendizagem industrial em manutenção de computadores e, ao terminar a modalidade, foi convidado por um amigo para avaliar outras áreas de qualificação profissional oferecidas pela instituição.

“Minha melhor escolha foi o SENAI. Aqui tive oportunidade de decidir a profissão com qual mais me identifico e que tenho mais habilidade. Passei pela área de tecnologia da informação por gostar de tecnologia, de computadores, mas foi a construção civil que me deu a chance de alcançar outro nível de aprendizado e estar nesta competição em que só os melhores alunos do SENAI participam”, diz.

EVOLUÇÃO - Thiago treina oito horas por dia as habilidades da construção drywall com o instrutor Emerson Cunha, um dos profissionais da Rede SENAI de maior conhecimento na técnica que utiliza placas de gesso e estruturas de aço galvanizado na construção de paredes, tetos e revestimentos.

Segundo Thiago, o treinamento é cansativo. Seu maior estímulo para continuar na competição é sua rápida evolução nos resultados alcançados nos simulados individuais e com competidores há mais tempo em treinamento.

Um competidor da ocupação Construção Drywall e Estucagem, para estar entre os três melhores da Olimpíada do Conhecimento, precisa ser estratégico, saber planejar bem o que vai executar nas tarefas propostas nos três dias de provas, e, além disso, ter muita atenção na hora de calcular, medir e montar o projeto.

“Eu me sinto preparado para conquistar o ouro em julho e, depois, ir para Abu Dhabi para trazer o ouro do mundial, e seguir o exemplo de meu instrutor no ensino da técnica para outros alunos de nosso estado. Além disso, quero fazer palestras e seminários pelo mundo, levando a minha experiência para profissionais da construção civil em países que pouco usam o drywall”, declara o confiante Thiago.

Em julho e agosto, o SENAI Amazonas será representado por nove alunos nas seletivas da WorldSkills nas ocupações de Construção em Alvenaria, Soldagem, Tecnologia da Moda, Mecatrônica, Movelaria, Vitrinismo, Gestão de Sistemas de Redes TI, e Sistemas Drywall e Estucagem. Essas provas serão aplicadas em vários estados brasileiros e coordenadas pelo Departamento Regional do SENAI contemplado.

 

CONSTRUÇÃO LIMPA E ECONÔMICA DE DRYWALL - Há cerca de 20 anos presente nas construções brasileiras, o sistema drywall é novo apenas no Brasil, pois nos Estados Unidos é uma realidade há mais de 100 anos e, na Europa, há 70 anos. Os principais benefícios desta opção da construção civil são agilidade na entrega da obra pela facilidade da montagem da estrutura drywall e sua manutenção, menor peso e espessura da construção, maior aproveitamento dos espaços internos, redução do acumulo de resíduos sólidos, e diminuição de custos com acabamento (pintura e revestimentos) por ser uma estrutura de superfície lisa.

A palavra drywall significa em português “parede seca”. A técnica vem substituindo cada vez mais as paredes convencionais feitas de tijolos e blocos, assentados com cimento. As paredes de drywall são construídas com chapas industrializadas feitas de uma mistura de gesso, água, outras substâncias e duas lâminas de cartão e vigas de aço galvanizado.

O sistema drywall é utilizado principalmente em ambientes internos, mas também possui opções mais reforçadas para fechamentos externos. As paredes de drywall permitem as instalações elétricas e hidráulicas e conta com maior conforto térmico e acústico.

Relacionadas

Leia mais

Manaus recebe disputa nacional de Sistemas Drywall e Estucagem
VÍDEO: Escola SENAI da Construção Civil em Porto Velho possui 19 opções de cursos na área
Medalha na WorldSkills é importante na minha vida até hoje, diz primeiro campeão brasileiro

Comentários