Satisfação com a vida cai mais entre os mais velhos, mostra pesquisa da CNI

O Índice de Satisfação com a Vida para os brasileiros com 55 anos ou mais caiu 13% em um ano - entre setembro de 2014 e o mesmo mês deste ano

As pessoas mais velhas estão mais insatisfeitas com a vida. O Índice de Satisfação com a Vida para os brasileiros com 55 anos ou mais caiu 13% em um ano - entre setembro de 2014 e o mesmo mês deste ano. A queda nessa faixa etária foi maior do que a média nacional, de 9,5%, e muito superior à retração de 3,9% registrada entre os jovens de 16 a 24 anos, mostra um recorte inédito da pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com 2.002 pessoas em 140 municípios, entre 18 e 21 de setembro.

LEIA TAMBÉM

Na avaliação da economista da CNI Maria Carolina Marques, isso indica que pessoas mais velhas estão sendo mais penalizadas pela crise econômica. "Grande parte das pessoas dessa faixa etária depende exclusivamente da aposentadoria, e elas têm menor capacidade de adaptar o orçamento ao aumento de preços, alterando hábitos de consumo ou aumentando a carga de trabalho", diz Maria Carolina. Entre as pessoas com 55 anos ou mais, 62% são aposentados.

EMPREGO - O medo do desemprego também é maior entre as pessoas mais velhas. Na faixa da população que tem de 45 a 54 anos, cuja maioria ainda trabalha, o Índice de Medo do Desemprego cresceu 46,6% entre setembro de 2014 e setembro de 2015, mais do que os 37,5% da média nacional. Entre as pessoas que têm de 25 a 34 anos, o indicador aumentou 32,8%. Uma explicação para essa diferença é a maior dificuldade que as pessoas ativas de maior idade encontram para se recolocarem no mercado de trabalho, analisa Maria Carolina.

Relacionadas

Leia mais

CNI pede ao STF para participar das ações que tratam da Lei da terceirização
Encontro Nacional da Indústria 2014
Faltam novas reformas para Brasil estimular crescimento econômico

Comentários