Possibilidade de alta dos juros preocupa indústria, diz presidente da CNI

Recurso para combater a inflação, se adotado, deve causar entrada de mais dólar no Brasil e recuo do câmbio, segundo Robson Braga de Andrade. Investimentos da indústria em 2013 devem crescer 4%

"Os juros combatem tudo. Reduzem a demanda, mas são ruins para a indústria"- Robson Braga de Andrade

A possibilidade de elevação da taxa básica de juros, a Selic, como parte da política de combate à inflação preocupa o setor industrial, afirmou nesta segunda-feira (15) o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade, em evento da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil, em São Paulo (SP). "Esta questão me preocupa porque vai entrar mais dólar no Brasil. O real ficará mais forte e o câmbio vai para baixo", disse.

A próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central será na próxima quarta-feira (17) e o mercado especula que a taxa básica, hoje em 7,25% ao ano, subirá. As apostas na subida dos juros aumentaram depois de o ministro da Fazenda, Guido Mantega, ter ido a público garantir que o governo "não titubeará" em tomar medidas impopulares.

Robson Braga de Andrade lembrou que a inflação enfrentada pelo país tem origem nos setores de serviços e de alimentos. "Os juros combatem tudo. Reduzem a demanda, mas são ruins para a indústria", explicou.

INVESTIMENTOS - De acordo com os presidente da CNI, os investimentos da indústria devem crescer 4% neste ano na comparação com 2012. A expectativa da Confederação, no final do ano passado, era de que o investimento crescesse 7% ante 2012, mas a taxa foi revista para baixo no final do primeiro trimestre. " O governo fala em números maiores, mas não vemos consistência para um crescimento maior", completou.

Relacionadas

Leia mais

Baixo investimento público na economia preocupa a indústria
Prêmio CNI de Economia 2013 encerra inscrições no dia 31 de agosto
CNI diz que mudanças na caderneta reduzem juros, induzindo aumento dos investimentos

Comentários