Portal Marcopolis divulga potencial de Alagoas

Entrevista com presidente da Fiea abordou, entre outros temas, o momento econômico, os setores da economia que se consolidam e os que têm potencial de desenvolvimento

“Alagoas é o menor Estado do Brasil, depois de Sergipe. Alagoas se destaca por suas belezas naturais e praias. O Estado também é conhecido por algumas famosas figuras republicanas como Floriano Peixoto, escritores como Graciliano Ramos e cantores como Djavan”. Assim começa reportagem do portal Marcopolis (www.marcopolis.net), parceiro do jornal norte-americano New York Times, sobre as potencialidades locais.

Na entrevista com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), industrial José Carlos Lyra de Andrade, conduzida pela jornalista francesa Sandra Francisco, ele fala sobre o momento econômico, os setores da economia que se consolidam e os que têm potencial de desenvolvimento, além das iniciativas conjuntas entre governo e setor produtivo para promover o progresso via industrialização.

O setor da química e do plástico, têxtil e de confecções, construção civil e a indústria naval foram citados por José Carlos Lyra. Sobre o ambiente de negócios no Estado, ele relata: “Eu acredito que o acolhimento que o Governo e a Fiea dão às novas empresas é diferente e melhor que de outros Estados. Alguns empresários têm dito que escolheram Alagoas como o local para o seu negócio porque nenhum outro Estado os acolheu assim como aqui. Isso faz uma diferença enorme”.

À inevitável pergunta sobre os desafios para intensificar a trajetória de crescimento econômico, Lyra responde: “Em essência, temos que aprimorar a infraestrutura de todo o Estado, incluindo o sistema de água, saneamento, energia etc. Em termos de energia, estamos constantemente a melhorar. Por exemplo, Arapiraca tem uma subestação de energia nova. Também estamos tentando melhorar as infraestruturas de acordo com as necessidades de cada região”.

A entrevista pode ser lida, na íntegra, em inglês, aqui.

Relacionadas

Leia mais

Bordado filé de Alagoas deve receber indicação geográfica
Federação das Indústrias de Alagoas homenageia estudantes que participaram de torneios internacionais

Comentários